Filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Integrado de Campo Mourão
Curso: Direito
Disciplina: Filosofia Geral e do Direito II
Professor: Luiz Carlos Montans Braga

Acadêmicos: Clodoaldo
David
IorranSandro
Vinícius

Seminário sobre o texto de Tércio Sampaio Ferraz Jr.
(FERRAZ JR., Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito. São Paulo: Atlas, 1994, pp. 31-51.Capítulo 1 - A universalidade do fenômeno jurídico)

1) Explique por que se pode dizer que é difícil definir o termo direito com precisão. Dê alguns exemplos do que se pode entender pelo termo direito.O termo Direito é difícil de definir, pois consiste em um grande numero de símbolos e ideias reciprocamente incompatíveis.
Pode-se entender por Direito segundo THURMAN: “corresponde a umacerta atitude, uma forma de pensar, uma maneira de referir-se às instituições humanas em termos ideais. Trata-se de uma exigência do senso comum, profundamente arraigada, no sentido de aquelesinstituições de governo dos homens e de suas relações simbolizam um sonho, uma projeção, ideal, dentro de cujos limites funcionam certos princípios, com independência dos indivíduos.
O Legue dosignificado do Direito é vastíssimo e pode ser usado de várias formas e sentidos. Direito pode significar o justo (consagrado pela justiça), ou o próprio aparelho da justiça como um todo. Pode significar também“o direito brasileiro” ou “direito de alguém”, além é claro do uso moral da expressão quando se diz: “ Eu tenho direito a algo”.

2) Diferencie os enfoques zetético e dogmático. Para isso, mostrecomo se articulam, em cada um dos enfoques, os termos pergunta/resposta ou investigar/doutrinar. Por que o direito admite os dois enfoques? Qual o enfoque predominante nos cursos de direito?
Azetética focaliza curiosidades explícitas geradoras de pesquisas que podem tomar um ramo muito amplo e até infinito. Já essa infinitude é barrada pela dogmática, cujo dogma, a lei positivada,...
tracking img