Filosofia do direito - kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Palavras chave: liberdade, autonomia, moral, razão, normas autônomas, maior ou menor necessidade da busca de livros de auto-ajuda.

O texto é apresentado por argumentos de Kant voltados àmenoridade do homem ou incapacidade de elaborar maneiras de ser livre para pensar, agir, decidir, fazer, não ficando preso às ilusões de facilidade e comodidade que são demonstradas no ato da dependência deoutro alguém.
No pensamento de Kant, o homem muitas vezes está entregue à tutela, não sendo os reais tutores de suas vidas. Levando-os a dependência de outrem em determinados aspectos da vidamundana.
Para Kant, existiam duas causas que acarretariam esta interdependência: a preguiça e a covardia. Remetendo os homens assim, a ficarem presos aos desígnios e condições apresentadas por quem osinstruíssem e/ou comandavam. Delegando tais capacidades de raciocínio lógico particular e busca da auto-suficiência para decisões de foro íntimo, ficando a mercê da pessoa que os governa.
Há no direito,situações em que são necessários a interdição e até mesmo a tutela de alguns indivíduos.
Mas no entendimento de Kant, os homens adotam esse comportamento por medo de algumas mudanças, situaçõesinusitadas e inovadoras, onde terão que usar métodos diferentes dos usados até então em que, será necessário decidir por conta própria, sem curadores, o melhor para eles e como já dito acima, sem preguiçae covardia.
Preguiça essa que os deixam num patamar inferior, tendo seus administradores, a função de exprimir vontades e pensamentos outrora particulares do administrado. Sendo muito improvável. Ouserá covardia de ter autonomia da própria vida!
Experiências de vida como aquelas de “tentativas e erros”; “acertos e novas perspectivas”, não são apresentadas para o homem que se deixa ser guiadopelo seu curador. Curador este que possa estar nos mais variados conceitos para a vida humana.
Um homem que teria a autoridade da própria vida, fazendo escolhas pertinentes e relevantes à esta. Um...
tracking img