Filosofia do Direito - Hannah Arendt‏

3922 palavras 16 páginas
Sumário

Introdução. - 1. Considerações iniciais. - 2. Política para Hannah Arendt. - 3. Política e Moral. - 4. Pensamento Filosófico e Política. - 5. Política e Direito. - 6. Conclusão. - Referências.

Introdução

O presente trabalho tem como objeto de estudo a pensadora Hannah Arendt, conhecida como a pensadora da liberdade. Além disso, ela foi reconhecida como uma teórica do inconformismo pelo fato de lutar contra os governos autoritários e os regimes totalitários presentes quase todo o século XX. O estudo dessa autora se faz necessário para uma melhor compreensão filosófica de um século contraditório no qual ela viveu. Um dos maiores expoentes femininos na discussão da política, Hannah Arendt teve um papel decisivo na formulação de conceitos baseados nos dois sistemas em que teve contato: o comunismo e o fascismo. Mesmo depois de terminados esses sistemas, a produção da pensadora política, como gostava de ser chamada, ainda se faz atual e concernente às diversas questões hoje debatidas pelo mundo. Desse modo, o estudo e aprofundamento nas obras de Arendt são valiosos para um olhar critico da realidade em que estamos inseridos.

1. Considerações Iniciais

Hannah Arendt foi uma das principais teóricas sobre política no século XX e, suas obras são consideradas para muitos como essenciais para o entendimento, passando pelos dilemas políticos e morais deste século, analisando a relação poder-indivíduo, focando o fenômeno do pensamento e suas exteriorizações em diferentes contextos históricos. Política, violência, educação, direitos individuais, família, condição da mulher, sociedade e liberdade são alguns temas abordados.
Nasceu na Alemanha, em 14 de outubro de 1906, pertencente a uma família judia. Desde cedo, além de não ter crescido sob a tradição religiosa, começou seus estudos de Filosofia, dedicando-se à Ciência Política.
Pensadora da liberdade, assim como é conhecida, Arendt viveu as grandes transformações do poder político do

Relacionados