Filosofia de santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia de Santo Agostinho

Santo Agostinho era africano, filho de um casamento misturado, em que o pai judeu e a mãe cristã. Teve uma juventude conturbada, quando jovem foi maniqueísta, teve umfilho chamado Adeodato que morreu aos 19 anos, em seguida teve um encontro com Deus e converteu-se. Depois de convertido ao cristianismo, Agostinho combateu as heresias e tornou-se bispo em Hipona,cidade do norte da África, e em seguida Santo.

Em sua época, o cristianismo estava consolidado. Agostinho conseguiu estruturar sobre uma base racional, as doutrinas cristãs. Antes de ser cristão,foi adepto do Maniqueísmo (uma filosofia religiosa que divide o mundo entre Bem - Deus, e Mal - Diabo; a matéria é má, o espírito é bom).

Após se converter ao cristianismo, buscou se libertar detodos os vestígios maniqueístas que possuía antes de abraçar os ensinamentos cristãos.

Agostinho cristianizou Platão, fez a distinção entre o corpo e a alma.

Na escolástica medieval, estudousobre o problema das relações entre a Razão e a Fé; mesmo aprofundado na fé, buscou compreender o existencialismo da Razão. E concluiu que fé e razão se complementam, porque se a fé busca, ainteligência encontra. Podemos conhecer isso através da razão inferior, utilizando-se dos sentidos (cores, odores, sabores), e através da razão superior (conhecimento das verdades eternas) obtido pela iluminaçãoDivina.

Iluminação Divina é uma adaptação cristã da teoria platônica da reminiscência, mas de maneira diferente, pois enquanto Platão afirmava que nossa alma, por ter vindo de Deus, já possuíadentrp de si todas as verdades, Agostinho afirma que nossa alma, por ter vindo de Deus, já possuía dentro de si todas as verdades, mas só são conhecidas através da iluminação Divina no nosso interior, esó chega-se a ela através da fé em Deus.

Como podemos ver, se Deu é a causa de tudo, como se explica o mal? Agostinho afirma q Deus não é a causa do mal, o mal é a ausência ou falta do bem, e...
tracking img