FILOSOFIA DA MENTE: ASPECTOS IMPORTANTES DA CONSCIÊNCIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

13702 palavras 55 páginas
FACULDADE TEOLÓGICA E CULTURAL DA BAHIA
MESTRADO EM FILOSOFIA CRISTÃ

JOSÉ ROMUALDO BISPO DA SILVA

FILOSOFIA DA MENTE: ASPECTOS IMPORTANTES DA CONSCIÊNCIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

PRIMAVERA DO LESTE-MT
2011

INTRODUÇÃO

A Filosofia da Mente: aspectos importantes da consciência e da inteligência artificial é o tema desta dissertação, pesquisando sua origem, seus pontos mais relevantes e teorias mais importantes.
A data oficial do surgimento da filosofia da mente é 1949, ano em que foi publicado o livro clássico do filósofo inglês Gilbert Ryle, “The Concept of Mind”.
Temos que a Filosofia da mente é um ramo da filosofia que estuda a natureza da mente, os eventos mentais, as funções da mente, as propriedades da mente, da consciência e a sua relação com o corpo físico, especialmente o cérebro.
O problema da relação entre corpo e mente é frequentemente apontado como a questão central da filosofia da mente, ainda que haja outras questões sobre a natureza da mente que não se relacionem com o corpo físico.
Dualismo e monismo são as duas maiores escolas de pensamento que tentam resolver o problema da relação entre e corpo e mente.
O dualismo remonta a Platão e Aristóteles, mas é formulado mais precisamente por René Descartes no século XVII. Vários dualistas argumentaram que a mente é independente de qualquer substância existente, e alguns dualistas sustentam que é a mente é um grupo de propriedades independentes que emerge do cérebro, sendo uma substância cerebral, mas não pode ser a ele reduzido.
O monismo é a posição da filosofia da mente que mantém que a mente e o corpo não tem uma distinção ontológica.
Dentro desta novel filosofia temos um destaque para variedade de escolas e linhas de pensamento que procuraram descrever o conceito de consciência, dentre tais temos Searle que procura entender a consciência como o aspecto primário e mais essencial das mentes, com um

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Romantismo trabalho completo
    31566 palavras | 127 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Especialista
    234425 palavras | 938 páginas