Filosofia da Fhysis

1731 palavras 7 páginas
Nietzsche FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Pensador alemão nasceu em 1844, e tornou-se um dos mais importantes filósofos da Alemanha do século XIX. . Entre as crianças, seu apelido era ‘o pequeno pastor’, pois era um aluno exemplar e obediente. Perdeu o pai logo cedo e foi criado pela mãe, duas tias e a avó. Com os colegas ele fundou uma sociedade artística e literária, graças à qual esboçou seus primeiros poemas e produziu suas primeiras melodias.
Na adolescência sua vida mudou radicalmente de rumo, seus estudos, principalmente os de filologia, o distanciaram da crença em Deus, ele entrou em contato com os escritos de Schiller, Hölderlin e Byron, os quais marcaram definitivamente seu pensamento, levando-o na direção contrária ao Cristianismo. O ceticismo deste filósofo o atrai irresistivelmente.
Em 1879, ele passa por outro período traumático com sua saúde física, pois problemas em sua voz o obrigam a se distanciar do magistério. Inicia-se então uma busca incessante pela cura, o que o leva a se deslocar por vários pontos da Europa. No ano de 1882 ele conhece Lou Andreas-Salomé, a quem propõe casamento, pedido recusado por ela. Mais tarde é acometido por uma doença mental. Os escritos deste filósofo, ao longo desta perturbação, revelam uma identidade fragmentada, que ora assume características do mítico Dionísio, ora encarna a figura de Jesus, antes de se refugiar completamente no silêncio, quando então morre na cidade de Weimar, a 25 de agosto de 1900.
Filosofo Marx Contemporanea
Nascido em 1818, este filósofo alemão foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.
Também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado

Relacionados

  • DIÁRIO DA AULA DE FILOSOFIA
    373 palavras | 2 páginas
  • Physis na obra de aristoteles
    1305 palavras | 6 páginas