FILOSOFIA DA EDUCA Ossssssss

316 palavras 2 páginas
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A filosofia na educação sempre foi concebida pela vida e obras dos grandes filósofos e seus pensamentos.Vários professores doa anos iniciais,não eram orientados para oestímulo do pensamento crítico. O conceito de filosofia hoje norteia muitos pensamentos e análises a cerca da realidade e do cotidiano entre professor e aluno, o qual precisa ser praticada para acontribuição das melhorias da sociedade.
A filosofia nos cursos de formação de professores era concebida pela vida e obra de filósofos e suas idéias. Freire(1982) explica que muitos professores foram formadospela educação bancária, isto é; não foram estimulados a pensar criticamente. Vários professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram formados sem a crítica cotidiana e educativa. Freire(1996)ensina que a prática docente crítico envolve o movimento dinâmico, dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer.
Neste estudo há a ciência de que a filosofia da educação precisa fazer parte daformação de professores da prática docente com o intuito de contribuir para a melhoria da sociedade.
Santos Neto(2004) afirma a possibilidade de se pensar a filosofia como fundamento da prática,filosofia preocupada com o agir, com o decidir, com o intervir.
Sem dúvidas é comum ouvirmos que a educação está em crise. Devemos nos conscientizar que a filosofia na educação deva ser muitoimportante, pois leva o trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim despertar o senso crítico e como conseqüência ajudar a construir uma nova visão de sociedade, onde acredita-se que a educação é aprincipal responsável pela transformação da mesma.
Emmanuel Kante já dizia “Não há filosofia que se possa aprender só se aprende a filosofar” (IN PILLETTI)p.12.
Entendemos então, que a filosofiaé o meio pelo qual o homem se torna crítico, pois , é a partir do momento em que passa a pensar, refletir analisar os conceitos da sociedade, que se vê como um membro com possibilidade de viver...

Relacionados