Filosofia da ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
O objetivo desta atividade é trazer a história da reflexão humana, fazendo uma conexão com os fatores sociais e históricos. O homem é um ser pensante e suas reflexões são os fatores responsáveis por sua evolução.
IDADE ANTIGA
* A idade antiga foi marcada pela cosmologia e pela mitologia.
* A cosmogonia trata do nascimento dos deuses como principio de tudo, eque estes deuses com características humanas agem sobre os seres humanos em compatibilidade com o que lhe é oferecido.
* A cosmologia racional procura a racionalidade constitutiva do universo através de um elemento constitutivo de todas as coisas.
COSMOLOGIA RACIONAL E COSMOGONIA MÍTICA
* A cosmogonia trata do nascimento dos deuses como principio de tudo, e que estes deuses comcaracterísticas humanas agem sobre os seres humanos em compatibilidade com o que lhe é oferecido.
* A cosmologia racional procura a racionalidade constitutiva do universo através de um elemento constitutivo de todas as coisas.
COSMOLOGIA RACIONAL
Com a cosmologia, os elementistas (pré-socráticos) buscavam encontrar uma estabilidade ou entendimento das coisas em meio ao devir. Os elementistasbuscavam um elemento simples que pudesse explicar e trazer compreensão à todas as coisas, achando um cosmo em meio ao caos. Demócrito foi o elementista de maior destaque, e encontrou o átomo como elemento básico do universo.
COSMOGONIA MÍTICA
Os mitos traziam os deuses como seres superiores ao homem, tudo o que ocorria de alguma forma estava relacionado à algum ato “divino”. Embora deuses, essessímbolos tinham características de homens comuns, Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança, eram alguns dos sentimentos humanos ao quais esses “deuses” apresentavam.
Zeus era o principal e mais poderoso desses deuses, e talvez o mais polêmico também.
GRÉCIA ANTIGA
* A Grécia era a única região na qual a democracia existia, e suas pólis independentes interagiam comercialmente eculturalmente fortalecendo a região.

PRÉ – SOCRÁTICOS
Buscavam entender as questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. São chamados de filósofos da natureza, por investigarem os processos naturais e por buscarem uma matéria única, mínima e homogênea que seria comum a todas as coisas. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia naépoca, adotando uma forma científica de pensar.  Eram poetas, profetas desprendidos que qualquer luxo citadino ou demais coisas materiais, dedicando-se explicitamente ao estudo da Natureza.

ALGUNS DOS PRINCIPAIS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
* *Tales de Mileto (640-.548 a.C) - Para ele a água era o elemento fundamental do universo.
* *Heráclito( Sécs. VI-V a.C) – a dinâmica e astransformações era o que prevalecia, e o fogo era seu agente de mudanças.
* *Pitágoras ( Séc. VI a.C) – Tinha os números como elemento essencial, de modo que tudo estabelecesse uma conexão com os dados matemáticos.
* *Anaxágoras (499-428 a.C) – Dizia que todos os elementos partilhavam de componentes de outros diversos, e que todas as coisas só se desenvolveram graças a um princípio inteligentecósmico.
* *Demócrito460-370 a.C) – Anatomista e determinista, encontrou os átomos como elementos básicos da natureza.

SÓCRATES E OS SOCRÁTICOS
Em Atenas, Sócrates não era o único a filosofar. A cidade, com o seu esplendor cultural e regime democrático, atraía a si estrangeiros que se davam pelo nome de sofistas. Como, nesta altura, os jovens atenienses estavam ávidos de novidades,rapidamente os sofistas se viram rodeados de rapazes desejosos de encontrar o segredo do domínio das multidões.
Os sofistas se compunham de grupos de mestres que não eram gregos, pois não podiam participar da democracia ateniense] que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco...
tracking img