Filosofia cederj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Relacione Política e Justiça, na visão grega. Como explicam a Polis e entendem a Justiça os sofistas, Platão e Aristóteles?
Resposta: Platão acreditava que existiam três espécies de virtudesbaseadas na alma, e que correspondiam aos estamentos sociais da pólis: a primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabeça do Estado, ou seja, o governante, pois utiliza a razão, correspondenteao ouro; a segunda espécie da virtude é a coragem e deveria ser o peito do Estado, correspondendo aos soldados, guardiões da pólis posto que suas almas de prata eram imbuídas de vontade.
Platãodesenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. E, a segunda corresponde a todasas coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.

2. Como Platão e Aristóteles entendem os regimes políticos? Como estavaorganizado o poder político entre os romanos?
Resposta: Aristóteles distinguia regimes políticos. Os regimes referem-se ao critério que separa quem governa e o número de governantes. Temos, pois, trêsregimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos). Para o filósofo, os governos devem governar em vista do que é justo, de interessegeral, o bem comum. Sendo assim, são classificadas seis formas de governo: aquele que é um só para todos (realeza), de alguns para todos (aristocracia) e de todos para todos (regime constitucional). Osoutros três modos (tirania, oligarquia e democracia) são deturpações, degenerações dos anteriores, ou seja, não governam em vista do bem comum.
Aristóteles, ao contrário, acreditava que a coexistênciapolítica é o maior bem. Propos então cinco possibilidades de candidatos ao poder: a massa (pobre), a classe possuidora, os homens de valor, o melhor homem e o tirano. Este é descartado por seu poder...
tracking img