Filosofia, as domesticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA

FILME “AS DOMÉSTICAS”

Aluna: Fernanda Mary
Professora: Cristiane

Filme : “As domésticas”
Ano de Lançamento:  2001
Diretores: Fernando Meirelles e Nando OlivalDuração/Gênero: 85 min., Comédia
Roteiro: Cecília Homem de Mello, Fernando Meirelles, Nando Olival e
Renata Melo, baseado em peça teatral de Renata Melo
Elenco: Graziella Moretto, Cláudia Missura, LenaRoque, Olívia Araújo,
Renata Melo, Robson Nunes e Tiago Moraes

Um dos dados mais esclarecedores da realidade nacional diz respeito ao grande número de mulheres empregadas em todos os estadoscomo domésticas isso acaba até mesmo por superar as demais categorias com. Levando-se em conta que muitas delas não são, nem ao menos, registradas. Mesmo fora das leis trabalhista se sujeitam a este tipode condição por necessitarem do trabalho.
No filme “As domesticas” elas são tão presentes em nossas vidas que muitas vezes parecemos não percebê-las, como é o caso das patroas que são dispensadasdas cenas do filme até por que a realidade que essa classe trabalhadora vive não é com a presença de patrões sem plano de carreira essas domésticas trabalham apenas para ganhar o dinheiro e não pensamno desenvolvimento pessoal , pois para uma grande parte já é o suficiente ter uma casa para limpar/ trabalho e ter o que comer.
Muitas vezes esses “patrões” atéconseguem se virar sem a presença delas, no entanto, ficam mais e mais cientes de sua importância nos períodos em que não se encontram em suas casas (como nas férias ou quando trocam de emprego).Protagonizam seqüências memoráveis em nossas vidas e por isso, tornam-se parte integrante de nossas histórias; raramente, entretanto, deixam para trás a condição de figurantes ou coadjuvantes (não só em nossasvidas, também no que se refere a própria história do país).
Pouco sabem, no entanto, a respeito da vida particular de suas empregadas pois; estipulam limites que impedem que sejam ultrapassados...
tracking img