Filosofia aplicada a educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DIVERSOS ROSTOS DA Infancia
Introdução

Este trabalho propõe uma análise das diversas fases da criança, que passa por uma transformação a cada etapa da vida. A apresentação deste tema aborda uma análise dos diferentes olhares para a infância ao longo do tempo, atentando para o fato de que não podemos compreender a infância fora de suas relações sociais e da própria cultura na qual estáinserida.

           

Desenvolvimento

Para a realização do artigo utilizou-se várias leituras como: os filmes Miss Sunshine, Lolita e artigos de Carlota Boto, Silvio Gallo e Clarice Cohl, cujos textos são relevantes para a conclusão desta pesquisa.
O filme Miss Sunshine mostra um quadro familiar nada convencional ou que podemos chamar de normal. Esta família sobrevive em meio a váriosdissabores, e problemas familiares, como um avô drogado, uma mãe, que apesar de pregar a honestidade, mente que não fuma. Um tio que é homossexual que tenta suicídio e é desestabilizado; um irmão que para conseguir realizar um sonho faz promessa de não falar. Um pai que vende produtos de auto-ajuda, e, no entanto não ajuda a própria família. E tem Oliver uma menina que está fora dos padrões de belezaconsiderados pela sociedade, pois está acima do peso, e que por obra do destino foi chamada a participar de um concurso de beleza. A família larga tudo e parte para a Califórnia com a finalidade de ajudar a menina a realizar o sonho.
Por fim todos aprendem que o importante é fazer o outro feliz, sem se importar com o meio. E é isso que a pequena Oliver fez, se apresentou, mas não foivencedora, mas o que importou para aquela família foi o percurso de descobertas que tiveram. O filme mostra características de famílias por tempos esquecidas, onde todas as personagens e pessoas são compostas de sonhos, objetivos e metas.
O filme é representado em uma única família onde estão presentes todas as características da infância, adolescência, vida adulta e velhice. Mostra ainda umamenina em idade de ser criança, e que, no entanto, se transforma em uma pequena adulta, já que com seu sonho ela ajuda a família toda a se resolver na vida., mesmo em silencio vai mudar definitivamente a vida de todos eles.
Lolita é um filme que retrata o abuso sexual na infância. O professor vai dar a aula em uma pequena cidade do interior, ele se hospeda em um quarto, mas, quer ir emboralogo; só resolveu ficar quando vê a Lolita com seus 12 anos de idade. O professor se interessou por ela no primeiro instante. Ele então decidiu ficar com sua mãe, mas interessado na filha. Lolita insinua várias vezes para ele, e quando ela vai para um acampamento sua mãe sofre um acidente e morre. Com sua morte nada os impede de ficar juntos. Ele vai viajar com Lolita e diz a todos que é sua filha,mas na verdade ela vira sua amante.
Para Boto (2001), são intelectuais da pedagogia, tinham como opinião debater as grandes questões colocadas internacionalmente no campo educacional.
Uma nova noção moral deveria distinguir a criança ao menos, a criança escolar, e separá-la: a noção de criança bem educada. Essa noção praticamente não existia no século XIV e formou-se noséculo XVII. Sabemos que se originou das visões reformadoras de uma elite de pensadores e moralistas que ocupavam funções eclesiásticas ou governamentais. A criança bem educada seria preservada das rudezas e da imoralidade, que se tornariam traços específicos das camadas populares e dos moleques (BOTO 2001, p. 242).

Pensar na infância na sociedade ocidental moderna é refletir sobre ascrianças nas escolas, e a ação educativa tinham vários temas: um deles que mereciam destaque entre os especialistas era conferir a educação em missão de combate às limitações provenientes da hereditariedade contra os determinados biólogos sociais para poder lutar contra a Pedagogia. Portanto, se especializaram a renovar a escola já tida como Tradicional, eles não davam conta com os impasses com os...
tracking img