Filosofia aplicada ao serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO SOCIAL

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

É propósito neste ensaio, trazer à baila as pluralidades conceituais em torno do vocábulo “Filosofia”. As diversas indagações sobre aimportância da mesma para se “decifrar” a sociedade e o mundo em que se vive e também a intrigante busca das principais características filosóficas.
Outro questionamento, será sobre a relação existenteentre a filosofia e o Serviço Social, como o assistente social deve trazer para o seu cotidiano postura “filosóficas”.
A reflexão filosófica surge no sec. VI a. C na Grécia, em contraposição ànarrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas, autoridades portadoras da vontade dos Deuses.
A filosofia surge como espantodiante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de serem apreendidos pela razão,discursos palavra/humano.
Outra característica da filosofia e como admiração, isto é, a contemplação da verdade de modo absoluto e universal, válida para todos independentes de raça, nação cultura, mito.Assim, a filosofia liberta o homem da insegurança e do temor proporcionados pelo mito de que o destino dos homens era um joguete dos deuses.
Pode-se dizer que a filosofia não é criadora, é reflexãosobre a totalidade da experiência vivida. A história é o laboratório do filósofo, com a condição de entender por isso tanto a história individual (todo o individuo é uma história) como a históriageral.
Ao refletir sobre a importância da filosofia para se “decifrar” a sociedade e o mundo é acreditar que somente através da mesma e do pensamento crítico que se pode desconstruir/desconstituir asociedade em pequenas parcelas e pensa-las, repensá-las.
A filosofia nos abre um leque de maneiras de “decifrar” o “homem/mundo”, sendo estes objetos da filosofia. Considera-se que o homem é o...
tracking img