Filosofia ao acaso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O tratamento dado às questões que envolvem a ética ambiental pelos professores de Filosofia nas redes públicas de ensino é praticamente nulo. Quando abordam questões éticas em sala de aulas, poucos põem os Direitos Animais, o Veganismo e a Ética Ambiental em pauta. Temas intimamente relacionados. Quando falamos de ética-política, é senso-comum girarmos em torno da necessidade de estendermos atodas as minorias da espécie humana o devido respeito moral que, há até poucos anos, era exclusivo dos homens brancos.

Para os professores de Filosofia, em geral, discutir ética é promover debates em sala de aula sobre aborto, eutanásia, legalização de entorpecentes, clonagem humana ou corrupção política quando um desses temas está em destaque na mídia ou quando é usado para apresentar o quealguns filósofos considerados clássicos disseram a respeito. Pôr o veganismo como assunto a ser discutido nas aulas de Ética é indispensável.

É imprudência dos profissionais do campo filosófico do Ensino Médio continuarem ignorando a postura ética e política do veganismo, principalmente se partirmos do ponto de vista que o classifica como um movimento revolucionário. Em toda a História do pensamentoocidental, os filósofos foram e são os grandes teóricos do Vegetarianismo – hoje do veganismo – e dos direitos dos animais não-humanos a uma vida decente. Se indagados sobre o que acabei de relatar, boa parte deles irá dizer que nem sabia que existiam filósofos vegetarianos, muito menos veganos. “Uma postura tão exótica como o veganismo, não é digna de um filósofo”, diriam. Não é? Pois bem.Muitos nem ao menos sabem porque na maioria esmagadora das faculdades de filosofia não se ensina uma ética realmente abrangente e sim uma pequenina antropocêntrica.

Em resposta a esse desconhecimento histórico-filosófico, temos esse belíssimo aforismo nietzscheniano: "toda filosofia antiga baseava-se em um estilo de vida simples. Nesse sentido, os poucos filósofos vegetarianos contribuíram mais parao bem- estar do homem do que todos os outros juntos". Realmente, são poucos os filósofos sensíveis – e não menos racionais – em comparação à imensidão de especistas.

Em um ano letivo, temos quatro bimestres, tempo suficiente para trabalharmos "esses poucos". Por que então não apresentarmos Pitágoras e não somente Sócrates? Por que não apresentarmos Plutarco e não somente Aristóteles? Por quenão dedicarmos um bimestre à revolucionária defesa de nossos irmãos animais não-humanos na Apologia de Raymond Sebond de Montaigne? Há vários filmes e documentários que ilustram bem o que esse cético francês expôs em seus ensaios. Por que não a resposta indagadora de Voltaire a estúpida defesa da vivissecção cartesiana na teoria do animal-máquina? Schopenhauer, Benthan, Thoreau… Realmente sãopoucos, mas são suficientes.

Até agora, a maioria esmagadora dos professores de Filosofia apenas reproduziu frases feitas dos filósofos anteriores, ou seja, não conseguem nem praticar aquela postura criticada por Marx na célebre tese sobre Feuerbach: "os filósofos limitaram-se até agora a interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é mudá-lo". É necessário partir para um ensinofilosófico que proponha e sirva de exemplo para que ocorram mudanças radicais nas maneiras como nossos jovens vêem e agem sobre o nosso mundo. Somente por meio de um ensino com fortes bases práticas poderemos mudar a realidade não-ética que impera em nossa sociedade.

Certa vez Nietzche disse que "antes de educar os educandos, deve-se educar os educadores", para complementar a frase cito BertrandRussell: "para muita gente, antes morrer que pensar, e é isso mesmo que fazem". Partindo deles, eu poderia propor a reeducação dos professores antes dos alunos, mas como propor reeducar aqueles que já optaram pela morte ao abdicar da capacidade de pensar; o que diria da capacidade de lutar prática e teoricamente por um mundo melhor.

Nossos alunos são servos voluntários do deus capital e nossos...
tracking img