Filosofia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa
De
Filosofia

Sumário

Filosofia Antiga
Origem da Filosofia...............................
Períodos da Filosofia.............................
Os Pré Socráticos.................................
Socrático..............................................
Pós Socrático.......................................
Filosofar................................................
PrincipaisFilósofos...............................
 
 
 
 
 
Introdução

. Os mitos não mais satisfaziam às perguntas e buscou-se na razão um novo sentido.Foi aí então,que na cidade de Mileto um observador chamado Tales procurou formular perguntas e responde-las.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pág.3
Objetivo

Pág.4
Filosofia Antiga:
Origem da Filosofia
A sociedade era tradicional, ebaseava-se nos mitos. Os mitos não mais satisfaziam às perguntas e buscou-se na razão novo sentido.
Nasceu então a filosofia no século VII e VI a.C,com o primeiro filósofo Tales da cidade de Mileto.

Os Pré socráticos
Sócrates foi um dos principais filósofos por isso foi o marco na história da filosofia.Os que vieram antes dele foram conhecidos como pré socráticos e os que vieram após como póssocráticos.
Os pré socráticos buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico.E foram fluenciados por Tales.

Socráticos
Preocupam-se com as questões morais e políticas. O ponto de partida da filosofia é a confiança do pensamento ou no homem como

ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão.
O objeto principal de suas investigações é a morale a política.
É feita uma separação radical entre a opinião e a imagem das coisas.

Pós Socráticos
Ceticismo
O ceticismo é um corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grécia Antiga por Pirro de Élis (filósofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmação considerada verdadeira sem comprovação).De acordo com os céticos, todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.

Logo, os céticos defendem aideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.

Epicurismo

Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., e seguído depois por outros filósofos, chamados epicuristas.
Epicuro acreditava que o maior bem era a procura de prazeres moderados de forma aatingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento corporal através do conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. A combinação desses dois estados constituiria na sua forma mais elevada. Embora o epicurismo seja doutrina muitas vezes confundida com o (já que declara o prazer como o único valor intrínseco), a sua concepção daausência de dor como o maior prazer e a sua apologia da vida simples tornam-no diferente do que vulgarmente se chama “hedonismo”.
A finalidade da filosofia de Epicuro não era teórica, mas sim bastante prática. Buscava sobretudo encontrar o sossego necessário para uma vida feliz e aprazível, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte estavam definitivamente eliminados. Para issofundamentava-se em uma teoria do conhecimento empirista, em uma física atomista e na ética.
No mundo mediterrânico antigo, a filosofia epicurista conquistou grande número de seguidores. Foi uma escola de pensamento muito proeminente por um período de sete séculos depois da morte do fundador. Posteriormente, quase relegou-se ao esquecimento devido ao início da Idade Média, período em que se perderam...
tracking img