Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima.No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partirde uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.

Definir o que é filosofia não é uma tarefa tão fácil, pois a própria filosofia já foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado por Pitágoras, por volta do século VI a.C.

Para que Serve a Filosofia?
A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico eespecializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia.
A filosofia é uma forma de educação que ultrapassa os conhecimentos adquiridos (saber transmitido pelos pais e pela sociedade), tendo como objectivo a educação do pensar que nos leva a reflectir e a problematizar assuntos do nosso dia-a-dia. Isto leva-nos a perceber melhor o quotidiano e aadquirir-mos o nosso próprio conhecimento.
A dúvida constitui, mais do que um conceito, todo um vasto tema na reflexão filosófica, pelo que importa distinguir entre as variantes da sua determinação nocional e correlação com outros conceitos, e as teorias, métodos e procedimentos que de algum modo a sistematizam. O espanto, a ilusão, o erro e a ignorância constituem, entre outras atitudes, noções queexemplificam essa correlação negativa da dúvida face ao conhecimento. Algumas pessoas não tentam tirar suas dúvidas,por alguns motivos: -Timidez -Dificuldade de expressão -Medo de falar em público,e outras... A dúvida sintetiza os dois primeiros passos da experiência filosófica: Estranhamento e Questionamento. São três os passos para a experiência filosófica.Os dois citados acima,e o terceiro:A buscapela resposta. Lembre-se:Nem todo tipo de dúvida é filosófico.
porque só posso ser filósofo se a dúvida fizer parte de mim, ou seja, temos de ter dúvidas e ter uma atitude crítica para que, sem cessar, possamos estar sempre a aprender.

O que de facto se faz de base à Filosofia é a crítica e a dúvida de forma q que o principal de esta ser estudada não seja em primeiro lugar o produto final queencerra, mas a maneira, e todo o trabalho que se teve para chegar até ele, pois só estudando a fundo, tendo essas dúvidas e críticas pertinentes poderemos enriquecer o espírito, a razão de todas as pessoas. Isto porque não se deve transmitir apenas conhecimentos, que serão decorados pelo aprendiz, mas incentivar cada um de nós a ter a DÚVIDA e o espírito crítico e a evoluindo cada vez mais.

Ohomem crítico analisa os fatos de uma perspectiva diferente. Ele busca focar uma vertente, em que se embasa seus pontos de vistas... Não faz preconceitos, não julga sem análise, não foge ao assunto. Ele não só enxerga o que está a seu redor, mar ver muito mais além....E aprende a proceder com postura ética, com prerrogativas que o difere do comum. Pois sua formação o colocou no caminho certo.Ohomem critico, mais que apontar erros, aponta soluções; prós e contras. Não julga pessoas, [...]

O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Ou dentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não esteja expressa na realidade tangível extra-mentis, existe ontologicamente, onticamente* (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo")*, ou seja: intra-mentis. E é portanto real,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional
  • Em que sentido a história pode ser considerado um conhecimento objetivo?
  • O Conhecimento Cientifico Pode Ser Muito Diversificado E Rico
  • "A ciência dá-nos o conhecimento, mas somente a filosofia pode conferir a sabedoria"
  • O que é ser criativo e o modo como a criatividade pode influenciar sua vida profissional
  • O Direito Empresarial do Trabalho pode ser entendido como um ramo autônomo em nosso ordenamento jurídico?
  • O que é ser criativo e o modo como a criatividade pode influenciar sua vida profissional
  • pode ser

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!