filosofar

Páginas: 2 (427 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
A teoria de Michel Foucault - Vigiar e Punir

A sociedade é uma máquina de produção composta por corpos transformados para a socialização, o que acontece com o sujeito desde o nascimento até amorte é impostas condições para que eles possam viver em uma sociedade, como exemplo se destaca a ortopedia que é a ciência da correção, assim somos nós o tempo inteiro estamos tentando entrar nospadrões que são impostos. A sociedade para a sua sustentação precisa de corpos dóceis e úteis, criando regras para que sejam modelados e passarem os corpos a serem domesticados para a sociedade.
Segundo oFoucault os corpos são de possível manipulação e de fácil adestramento. A sociedade fabrica corpos dóceis capazes de desempenhar diversas atividades.
O modo de controleminucioso das operações de corpos, é uma relação de docilidade e de utilidade, é o que chamamos de disciplinas. Esses processos disciplinares encontram - se em prisões, hospitais, escolas etc.
Apartir do século XVIII forma-se então o que podemos chamar de política de pressionamento que se volta totalmente para o corpo com manipulações calculadas de comportamentos. A disciplina fabrica corpossubmissos, corpos ± dóceis. Eles são docilizados para que sejam úteis para a sociedade, aprendendo muita coisa com o conhecimento do outro, eles são domesticados até que se chegue a um modelo pertinente,através do processo de adestramento domesticado.
O controle de tudo e de todos podemos encontrar, por exemplo, em escolas, todos usando uniformes, antes de entrar em sala de aula todos em fila,seguindo os padrões impostos. Segundo Foucault eles vivem em uma espécie de quadriculamento onde cada ser estaria em devido lugar, por isso cada indivíduo tem que estar em seu lugar para que se possavigiar a cada instante e impor a ordem e manter o controle.
O poder é microfísico é feito de relações concretas, mais discretas e que permeiam toda a teia social. Para ele não existe um só poder, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofar
  • Filosofar
  • o que é filosofar
  • filosofar
  • Como se filosofar?
  • Filosofar
  • Filosofar é...
  • Filosofar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!