Filosofar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

CAUSA DO FILOSOFAR

O contexto social e histórico que permitiu às pessoas a invenção da Filosofia nós já analisamos. Mas o que faltaverificar é o que motivava alguns a filosofarem. Já na Antigüidade, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) pensara a respeito:

“A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começarama filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol edos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante”.

ARISTÓTELES. Metafísica, 982 b13.

Para filosofar, segundo Aristóteles, é precisoestar admirado com algo. Basta isso, não há Filosofia sem curiosidade, sem admiração; do contrário, se estamos acostumados com algo e não pensamos sobre ele, não há Filosofia. Olhe para sua própriavida e perceba que quando você tinha menos idade, mais você se admirava com as coisas e mais queria saber porque eram daquela forma, como funcionavam. Porém, na medida que você cresceu e acostumou-secom as coisas, deixando de se admirar com elas, deixou também de lado a atitude filosófica. Filósofos são aqueles que jamais perdem a admiração sobre os grandes ou pequenos segredos do mundo, que passama vida toda sem deixar se acostumar com as coisas. E mais: veja como termina a citação acima – quando procuramos uma explicação sobre algo encontramo-nos “ignorantes”, descobrimos que não sabemos eque sempre há algo a descobrir. A Filosofia é, sem dúvida nenhuma, uma aventura.

Segundo Aristóteles, qual é a causa do filosofar? Explique._________________________________________________________________________
2 – O que leva à morte do filosofar? Explique.




3 – Como nos reconhecemos quando procuramos a explicação sobre alguma coisa? Explique:



4. Porque a...
tracking img