Filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARANHA, Maria Lúcia Arruda e Martins, Maria Helena Pires Martins. Filosofando.São Paulo:Moderna, 1989.


A linguagem como atividade humana


Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano , vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana.
A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capazde criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela representado (cada casa que, concretamente, existe em nossas ruas). Designar esse objeto pela palavra casa, então, é um atoarbitrário. A partir do momento em que não há nenhuma relação entre o signo casa e o objeto por ele representado, necessitamos de uma convenção, aceita pela sociedade, de que aquele signo representa aquele objeto. É só a partir dessa aceitação que poderemos nos comunicar, sabendo que, todas as vezes que usamos a palavra casa, nosso interlocutor entende o que queremos dizer.
Entretanto, na medida emque esse laço entre representação e objeto representado é arbitrário, ele é, necessariamente, uma construção da razão. A linguagem, portanto, é produto da razão e só pode existir onde há racionalidade.
A linguagem é, assim, um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender a nossa experiência. No momento em que damos nome a qualquer objeto danatureza, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca; ele passa a existir para a nossa consciência. Com esse simples ato de nomear, distanciamo-nos da inteligência concreta animal e entramos no mundo do simbólico. O nome é símbolo dos objetos que existem no mundo natural e das entidades abstratas que só têm existência no nosso pensamento (por exemplo, ações, estados ou qualidadescomo tristeza, beleza, liberdade).
O nome tem a capacidade de tornar presente para a nossa consciência o objeto que está longe de nós.
O nome, ou a palavra, fixa na nossa memória, enquanto idéia, aquilo que já não está ao alcance dos nossos sentidos: o cheiro do mar, o perfume do jasmim numa noite de verão; o toque da mão de uma pessoa amada; o som da voz do pai; o rosto de um amigoquerido. O simples pronunciar de uma palavra representa, isto é, torna presente à nossa consciência o objeto a que ela se refere. Não precisamos mais da existência física das coisas: criamos, através da linguagem, um mundo estável de idéias que nos permite lembrar o que já foi e projetar o que será. Assim é instaurada a temporalidade no existir humano. Pela linguagem, o homem dei~a de reagir somente aopresente, ao imediato; passa a poder pensar o passado e o futuro e, com isso, a construir o seu projeto de vida.
Por transcender a situação concreta, o fluir contínuo da vida, o mundo criado pela linguagem se apresenta mais estável e sofre mudanças mais lentas do que o mundo natural. Pelas palavras, podemos transmitir o conhecimento acumulado por uma pessoa ou sociedade. Podemos passaradiante esta construção da razão que se chama cultura.


2. Estruturação da linguagem
Toda linguagem é um sistema de signos. O signo é uma coisa que está em lugar de outra, sob algum aspecto. Por exemplo, o gesto de levantar o braço e abanar a mão pode estar no lugar de um cumprimento ou de um adeus; ele é signo dessas duas coisas. Os números substituem as quantidades reais de objetos.Elefante está escrito aqui no lugar do animal.


Tipos de signo
Ora, se o signo está no lugar do objeto que ele representa, essa representação pode assumir aspectos variados, dependendo do tipo de relação que o signo mantém com o objeto representado.
Se a relação é de semelhança, temos um signo do tipo ícone. Exemplos: um desenho que tenha semelhança com o objeto representado; uma...
tracking img