Filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1969 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(pag. 211)

1. Por que diante de valores éticos, estéticos, políticos (entre outros) não existem receitas nem modelos?

2. Para Fernando Pessoa, "é necessário criar": em que sentido isso vale também para você, em sua vida cotidiana? Especificamente, como você pode ser criativo em sua vida moral?

(pag.220)
2 . O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de umacomunidade moral. Dê um exemplo e explique por quê.

3. Qual é a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um dos temas centrais da ética.

(pag. 221)

1. O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valer"?
2. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.

3. Por que não écontraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?

4. Como explicar que na moral convivem polos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?

5. Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como Máfia, Klu-Klux-Klan ouneonazistas?

9.Imaginemos um museu onde se encontra exposta,por empréstimo, a famosa pintura Mona Lisa, e um incêndio se propaga rapidamente no local. O diretor do museu entra no recinto disposto a resgatar a tela e depara-se com um funcionário desacordado por causa da fumaça. Só há tempo para uma escolha: salvar o quadro ou o funcionário. Com a metáfora da bússola e da balança, explique o queocorre caso o diretor prefira salvar o funcionário ou escolha resgatar o quadro. E se você fosse o diretor, o que teria feito?

10."Cada um desses homens [Abraham Lincoln, Mahatma Gandhi e Martin Luther King] sentia
muito profundamente que o âmago da moralidade (e o âmago da sociedade) era o igual respeito pela dignidade humana. Cada um deles foi capaz de mostrar o respeito mútuo pressuposto peloponto de vista moral, reconhecendo a exigência moral de se engajar em diálogo com aqueles que discordavam profundamente deles. Foram essas características que os tornaram não apenas grandes visionários morais, mas também grandes educadores morais." (Kohlberg, Boyd e Levine. "O retorno do estágio 6: seu principio e o ponto de vista moral". Em: Angela M. Brasil Biaggio. Lawrence I<ohlberg: ética eeducação moral. São Paulo: Moderna, 2002.p. 128.)
Considerando a citação, atenda às questões:
(pag.232)
1-Em que as respostas do Juiz D. e de Joan diferem?
2. Por que, segundo Kohlberg, o diálogo é importante em questões de dilemas morais?

4. Dê sua opinião sobre o dilema do bote salva·vidas.

(pag.233)

3- Destaque as semelhanças e diferenças entre Piagete Kohlberg.

6-A partir daseguinte citação de Montesquieu, identifique os três níveis de moralidade segundo Kohlberg."Se eu soubesse de algo que fosse útil a mim, mas prejudicial à minha família, eu o rejeitaria de meu espírito. Se soubesse de algo útil à minha família, mas não à minha pátria, procuraria esquecê-lo. Se soubesse de algo útil à minha pátria, mas prejudicial à Europa, ou então útil à Europa, mas prejudicial aogênero humano, consideraria isto como um crime ."(Montesquieu. Mes pensées. Em: Oeuvres completes. v. L Paris: Gallimard, 1958. p. 981.)

(cap. 245)

1-Explique com suas palavras o que Merleau-Ponty quer dizer com as seguintes frases.

a) "Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo."

b) "Nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca souconsciência nua."

c) "Sou livre, nio a despeito ou aquém dessas motivações, mas por seu meio."
(pag. 246)
3- Explique por que, segundo Espinosa, determinismo e liberdade não são conceitos que se excluem.

5- "Ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós homens podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja,...
tracking img