(pag. 211)

1. Por que diante de valores éticos, estéticos, políticos (entre outros) não existem receitas nem modelos?

2. Para Fernando Pessoa, "é necessário criar": em que sentido isso vale também para você, em sua vida cotidiana?Especificamente, como você pode ser criativo em sua vida moral?

(pag.220)
2 . O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral. Dê um exemplo e explique por quê.

3. Qual é a relação entre política e ética? Apartir dessa relação, destaque a questão da justiça como um dos temas centrais da ética.

(pag. 221)

1. O que significa dizer que "a não indiferença é a essência do valer"?
2. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, écapaz de produzir interdições.

3. Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social?

4. Como explicar que na moral convivem polos opostoscomo o dever (a obrigação) e a liberdade?

5. Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como Máfia, Klu-Klux-Klan ou neonazistas?

9.Imaginemos um museu onde se encontraexposta,por empréstimo, a famosa pintura Mona Lisa, e um incêndio se propaga rapidamente no local. O diretor do museu entra no recinto disposto a resgatar a tela e depara-se com um funcionário desacordado por causa da fumaça. Só há tempo para umaescolha: salvar o quadro ou o funcionário. Com a metáfora da bússola e da balança, explique o que ocorre caso o diretor prefira salvar o funcionário ou escolha resgatar o quadro. E se você fosse o diretor, o que teria feito?

10."Cada um desses homens[Abraham Lincoln, Mahatma Gandhi e Martin Luther King] sentia
muito profundamente que o âmago da moralidade (e o âmago da sociedade) era o igual respeito pela dignidade humana. Cada um deles foi capaz de mostrar o respeito mútuo pressuposto [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Filosofando. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofando/497875.html

MLA

"Filosofando" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofando/497875.html>.

MLA 7

"Filosofando." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofando/497875.html>.

CHICAGO

"Filosofando." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Filosofando/497875.html.