Filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

1. Em que consiste o conhecimento do ser real para Hegel?
É o pensamento que se pensa a si mesmo, o que equivale a dizer que o absoluto é oespírito, o sujeito autoconsciente. Em outras palavras, Deus é aquele que passa por uma história e nela se revela.
consiste numa TESE - IDÉIA (afirmação- Trindade- Pai= Totalidade divina, a amor quando sesente e se perde de si mesmo, a origem é una), depois a ANTÌTESE - NATUREZA ( negação ? Filho =o homem que se separou do Pai, o outro que é amado = divide-se na multiplicidade) e resulta na SÍNTESE -ESPÌRITO ( negação da negação ? Espírito Santo = o homem que superou a alienação e voltou consciente à totalidade divina, a amor que só pode ser entendido qdo visto pelo todo.
2. Por que opensamento hegeliano é idealista?
Podemos, portanto, considerar Hegel como o filósofo idealista por excelência, uma vez que, para ele, o fundo do Ser (longe de ser uma coisa em si inacessível) é, emdefinitivo, Idéia, Espírito. Sua filosofia representa, ao mesmo tempo, com relação à crítica kantiana do conhecimento, um retorno à ontologia. É o ser em sua totalidade que é significativo e cadaacontecimento particular no mundo só tem sentido finalmente em função do Absoluto do qual não é mais do que um aspecto ou um momento.
3. Explique a afirmação de Hegel: ?o real é racional e o racional é real?,fazendo relação com o Iluminismo e o racionalismo.

foi o primeiro pensador a ter consciência completa de que a modernidade haveria de se tornar objeto de reflexão e justificação e o contexto damodernidade( o Iluminismo e da Reforma). é a máxima do idealismo racional hegeliano. Todo real só é real pois é conhecido por um sujeito que lhe identifica como real, e, nessa medida, aquilo que já foiconhecido, já se tornou racional.

4. Que novo conceito de história deriva das idéias de Hegel?
Hegel toma o conceito de "totalidade ética" (sittliche totalität) com fundamento de um novo sistema...
tracking img