Filosofando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria do conhecimento é uma reflexão filosófica com o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento.

A teoria do conhecimento tempor objetivo buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer. Às vezes o termo usado ainda como sinônimo de epistemologia, o que não é exato, pois a mesmaé mais ampla, abrangendo todo tipo de conhecimento, enquanto que a epistemologia limita-se ao estudo sistemático do conhecimento científico, sendo por isso mesmo chamada de filosofia da ciência.

OSPRINCIPAIS PROBLEMAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO

- A questão do conhecimento: Para compreender a si mesmo e o mundo os homens querem entender a sua própria capacidade de entender.

- Sujeito e objeto:Os dois elementos do processo de conhecimento – Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente. Para que exista conhecimento, sempre será necessária a relação entre dois elementosbásicos: Um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).

- As possibilidades do conhecimento: O ceticismo prega aimpossibilidade de conhecermos a verdade. O dogmatismo defende a possibilidade de conhecermos a verdade.

- Ceticismo absoluto: Tudo é ilusório e passageiro. Consiste em negar de forma total nossa possibilidadede conhecer a verdade. Assim, o homem nada pode afirmar, pois nada pode conhecer. Ao dizer que nada é verdadeiro, o ceticismo absoluto anula a si próprio, pois diz que nada é verdadeiro, mas acabaafirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro.

- O ceticismo relativo: Nega apenas parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade.

- Dogmatismo: É uma doutrina que defende a possibilidadede conhecermos a verdade. Dogmatismo ingênuo: Consiste em acreditar plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento. Dogmatismo crítico: Acredita em nossa capacidade de conhecer a verdade...
tracking img