Filosidifia

607 palavras 3 páginas
Dissertação: Filme ‘Sócrates’
O filme ‘Sócrates’ de Roberto Rosssellini tem início com o contexto histórico da Grécia Antiga, em foco temos a disputa entre Atenas e Esparta; sendo o filósofo Sócrates originário desta primeira. Durante o desenrolar do filme se torna perceptível ele ser o ‘causador indireto’ dos problemas pelos quais passava Atenas, já que esta havia sido governada por dois de seus discípulos: Alcebíades e Crítias, personagens estes que deturparam os ensinamentos socráticos.
Atenas, famosa por sua democracia, acusa, através dos seus governantes, contraditoriamente Sócrates, por este exercer e ter concepções próprias de democracia, já que este era contra a politica do ‘sorteio’ dos governantes, o que bastava para manter um estado era o valor e a virtude e não uma escolha aleatória; ‘Você escolheria seu médico por sorteio?’. Essas concepções de Sócrates eram uma ameaça para o sistema vigente.
Em alguns aspectos Sócrates guarda semelhanças com Jesus Cristo, no sentido de ambos buscarem a ‘verdade natural’ o que acabou por contrariar interesses dos governantes, seja na Grécia, com Sócrates, ou com Cristo em Roma; governantes estes que quando contrariados acabaram por se voltar contra ele acusando-o. Ambos tiveram seus ensinamentos deturpados por seus discípulos e quando confrontados ou perseguidos por seus acusadores mantiveram sua postura inalterável, continuando assim a propagar seus ensinamentos.
No decorrer do filme vemos a insatisfação daqueles que ocupavam o poder, o que levou Sócrates a duas acusações: a primeira, Alcebíades intima Sócrates a parar de difundir seus pensamentos para os jovens (estes eram: o bem, a verdade e a justiça), o que não é acolhido pelo filósofo. Neste meio tempo podemos observar em cenas do filme que ele depara-se com alguns dos seus futuros acusadores, nesses encontros podemos observar que Sócrates era uma alma questionadora, em busca da verdade natural, enquanto os que com ele se defrontavam, contentavam-se apenas

Relacionados