filosfodia

826 palavras 4 páginas
 O QUE É MITO? O Mito é uma das formas de fugir da realidade, também pode ser utilizado de forma para se referir às crenças comuns consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso as vezes fatos antigos podem ser considerados mitos que seria muitas histórias que contém uma verdade.
 QUAIS SUAS FUNÇÕES? O Mito apresenta apenas três funcões Organizar,Explicar
Organizar – o mito organiza as relações sociais, de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e proibições. O mito de Édipo existe em várias sociedades e tem a função de garantir a proibição do incesto, por exemplo. O castigo destinado a quem não obedece às regras funciona como intimidação e garante a manutenção do mito.
Explicar – o presente é explicado por alguma ação que aconteceu no passado, cujos efeitos não foram apagados pelo tempo, como por exemplo, uma constelação existe porque, há muitos anos, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta, mas uma deusa levou-as para o céu e transformou-as em estrelas.
Compensar – o mito conta algo que aconteceu e não é mais possível de acontecer, mas que serve tanto para compensar os humanos por alguma perda, como para garantir-lhes que esse erro foi corrigido no presente, oferecendo uma visão estabilizada da Natureza e do meio que a cerca.A Funções do Mito acabam se ligando para formar o sentindo
 POR QUE É IMPORTANTE NAS SOCIEDADES HUMANAS? O pensamento mítico envolve e relaciona elementos diversos, fazendo com que eles ajam entre si. Depois, ele organiza a realidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo vínculos secretos que necessitam ser desvendados. O mito nos ajuda a se acomodar no meio em que vivemos. Para que o mito sobreviva, é necessário o sacrifício, que ordena nossa visão de mundo. Em várias sociedades, o sacrifício de

Relacionados