Filos do reino animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E. E. Dona Chiyo Yamamoto







Filos

do

Reino Animal



Pesquisa realizada pelos alunos do 3ºB, turma de 2012

Professor Marcos Paulo

Disciplina: Biologia







Guarulhos, 2012

Índice



1.Introdução..................................................................

2. Filo Porifera ..............................................................

3.Filo Cnidaria..............................................................

4. Filo Platyhelminthes..................................................

5. Filo Nematoda...........................................................

6. Filo Mollusca............................................................

7. Filo Anelida..............................................................

8.Filo Arthropoda........................................................

9. Filo Echinodermata .................................................

10. Filo Chordata.........................................................

11. Conclusão.............................................................

11. Bibliografia.............................................................





Editadoe revisado por: Gustavo França e José Felipe Gomes































Pesquisa escolar sobre o Reino Animal voltada à disciplina de Biologia como complemento à nota final, elaborado com o intuito de apresentar o reino animal e seus principais filos.



































“Cai, chorei, levantei, aprendi,cresci... E de tudo isso tirei uma conclusão... Tudo na vida passa. Deixe o tempo falar por você, deixe ele te mostrar se suas escolhas são corretas... por que na vida o que importa não é o que as pessoas acham de você, mas sim o que Deus sabe ao seu respeito.”











[pic]

Filo Porifera: Esponjas 2

Autores: Giovanna, Leonardo, MariaCicera, Pamela, Patrick Roberto e Samara Silva

O filo Porífera abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados ao substrato. Podem variar quanto à forma, cor e tamanho. O corpo é cilíndrico, oco, com uma abertura na região aérea, denominada ósculo e revestido por células pavimentosas, denominadas pinacócitos, as quais sãointerrompidas com algumas aberturas, denominadas porócitos. Estas propiciam a entrada de água contendo alimento e oxigênio, motivo pelo qual consideramos as esponjas como sendo animais filtradores. 

As esponjas não possuem sistema nervoso e células sensoriais. Apesar disso, a maioria é capaz de se contrair quando submetida a estímulos fortes, transmitidos de célula para célula. 

Internamente, naespongiocela, há células flageladas: os coanócitos, que permitem um fluxo de água contínuo nesta região, propiciando, inclusive, a eliminação de excreções e gás carbônico com a mesma. O alimento – partículas orgânicas e bactérias – fica preso em projeções localizadas ao redor do flagelo, onde pode ocorrer a digestão intracelular ou fazer com que seja direcionado para células denominadas amebócitos. Entre pinacócitos e coanócitos há o meso-hilo, uma matriz gelatinosa cujas células, os amebócitos, têm capacidade de se diferenciar em qualquer um dos tipos celulares do indivíduo e têm condições de realizar digestão e distribuir os nutrientes para as outras células. 

É nesta matriz gelatinosa, também, que se localizam a espículas, estruturas de sustentação das esponjas constituídas de carbonatode cálcio ou sílica. Algumas espécies com espículas de sílica podem ser, também, sustentadas por fibras flexíveis e de natureza proteica, constituídas de espongina. Há, ainda, representantes que possuem apenas tais fibras, sendo estas as esponjas utilizadas para banho. 
Por regeneração de partes perdidas do corpo e formação de broto a partir da célula-mãe se dá a reprodução assexuada dos...
tracking img