Filologia romanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS SOBRE A FILOLOGIA ROMÂNICA

O conceito de filologia não é unívoco. Há vários conceitos para a Filologia, temos algumas divergências em relação a seu conceito. Na busca por um conceitoetimológico, a filologia seria a expressão da inteligência ou o “amor pela palavra”. E o filólogo seria aquele que obtém um conhecimento aprofundado da palavra, ou seja, um sábio.
No início o filólogoseria um falante, ouvinte da língua, depois disto este busca a escrita como objeto de seu estudo. A filologia pauta-se no texto escrito e encaminha-se para o lado da literatura, ou seja, interessa paraela a estilística, a beleza, diferente da linguística.
A palavra filólogo nasce antes de Cristo e passa por algumas transformações ao longo do tempo. O filólogo seria aquele que lê, ouve e escreve,seria o amigo da palavra tanto falada e ouvida como da escrita.
O termo inicial do filólogo ficou “aquele que gosta de falar e aprender ouvindo”. Por motivo de que a escrita seria mais acessívelpor seu caráter de permanência. Platão foi o primeiro filósofo a tentar conceituar ou distinguir o filólogo, como aquele que tem gosto pela palavra.
Cicero também procurou distinguir, para ele ofilólogo seria aquele que tem cultura, ou seja, um ser culto. Já Eratóstenes diz que não é correto direcionar a filologia ou o filólogo somente à literatura ou as artes. Neste sentido a filologiaaproxima-se ao conceito de gramática, podendo o filólogo ser confundido com um gramático.
Quem traça um perfil do filólogo e gramático é Sêneca: o gramático se preocupa com a língua em si, expressões típicas,arcaísmos e literatura. O filólogo analisa e deduz o inter-relacionamento de fatos, conhecimentos a partir de livros históricos, não especificamente a estrutura da língua como o gramático.
Cerca de(200 d.c) Sextus Empiricus apresenta em uma obra a terminologia da linguística moderna. Segundo ele, é preciso adequar as expressões dependendo do interlocutor, para que este se faça compreender.
O...
tracking img