Filo platyhelminthes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO Os membros do filo Platyhelminthes, conhecidos como vermes planos, são animais de vida livre e parasitas. Exemplos de representantes deste filo são as planárias, esquistossomos e as solitárias Apresentam um achatamento no sentido dorso-ventral e muitos são hermafroditas simultâneos.. São mais evoluídos que as esponjas e celenterados por possuírem três camadas de tecido(triblásticos), simetria bilateral, e apresentarem princípio de cefalização.
Podem ser encontrados em ambientes aquáticos, terra úmida ou serem parasitas, sendo que algumas espécies podem infestar o Homem. Possuem epiderme ciliada (ex: planária) ou coberta por uma cutícula.
Características
• São vermes dotados de corpo geralmente achado dorsoventramente. Sãodestituídos de sistemas respiratório e circulatório. • São animais triblásticos – possuem os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) – a mesoderme aparece pela primeira vez na escala evolutiva. Esse folheto substitui o mesênquima dos poríferos e a mesogleia dos Celenterados. • São acelomados – Não apresentam a cavidade geraldo corpo. • Apresentam simetria bilateral – o corpo pode ser dividido longitudinalmente em duas partes iguais. São dotados de grande capacidade regenerativa. • A excreção(eliminação de resíduos do metabolismo) é feita por células flageladas denominadas células-flama (solenócitos ou protonefrídios). • Existem espécies monóicas (espécies com dois sexos) e dióicas (espécies com um só sexo).
ESTRUTURA E FISIOLOGIA O sistema excretor é constituído de células-flama que eliminam o excesso de água e os resíduos metabólicospara o exterior através de um sistema de canais. O sistema nervoso é simples, com gânglios cerebrais comandando filetes nervosos que correm ao longo das partes laterais do corpo.
A sustentação do corpo é feita por várias camadas musculares. A digestão é intra e extra celular em um sistema digestivo incompleto ou ausente (como no caso dos parasitas). A respiração, como a circulação, é feita pordifusão simples.
A maioria é hermafrodita, podendo ou não fazer auto fecundação. Os esquistossomos possuem sexos separados.

A REPRODUÇÃO (filo platyhelminthes) varia de acordo com a espécie.

Os turbelários são hermafroditas simultâneos, possuindo um aparelho reprodutor adaptado à fertilização interna e à deposição de ovos. As planárias, por exemplo, são hermafroditas de fecundação cruzada, ouseja, necessitam de um parceiro para a fecundação, mas também podem se reproduzir assexuadamente, por meio da fragmentação do corpo e regeneração das partes ausentes em cada segmento. Já os trematódeos e os cestódeos, possuem o corpo formado por proglótides, sendo que em cada uma dessas estruturas maduras, há a presença de órgãos reprodutores de ambos os sexos. Deste modo, areprodução pode ocorrer por auto fecundação na mesma proglótide ou entre proglótides distintas.
CLASSES
• Turbelários (Turbellaria) : são todos vermes de vida livre, como representantes temos a planária, cujas as características já foram estudadas.
• Trematódeos (Trematoda): seu corpo é revestido por uma cutícula, estando ausentes a epiderme e cílios. A boca é anterior e o intestino bifurca-se emdois ramos.
• Astóides: são vermes parasitas que vivem principalmente no intestino de vertebrados. O corpo é revestido por uma cutícula grossa e dividido em segmentos denominados pro glotes. Não possuem boca nem aparelho digestivo.
Ciclo de Vida da Esquitosomose (Schistosoma)
1. Se inicia em um caramujo- são os hospedeiros intermediários- que vivem em ambiente aquático ( água doce)....
tracking img