Filo nemata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Filo Nemata: Os Nematódeos

O Filo Nematoda (ou Nemata) adquire grande importância por ser considerado o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, incluem muitas formas parasitas de plantas e animais, que causam danos à agricultura e pecuária e alguns são patogênicos inclusive do homem.
Abrange os nematóides não segmentados, de corpo cilíndrico, alongado, cobertos por umacutícula protéica e estruturas bucais com arranjo trirradial.

Parede do Corpo, sustentação e locomoção
O corpo do nematóide é coberto por uma cutícula bem desenvolvida e com complexo padrão de camadas, secretadas pela epiderme. (A cutícula é em parte responsável por permitir a invasão dos nematódeos em ambientes hostis como solos terrestres secos e trato digestivo dos hospedeiros). A texturada cutícula é extremamente variável entre os nematódeos podendo ser relativamente lisa ou coberta de setas sensoriais e protuberância como verrugas, Á cutícula em muitos nematóides é anelada ou marcada com sulcos e vincos longitudinais (estrias). Conforme o nematódeo cresce, ele desprende sua cutícula e desenvolve uma nova através de uma série de quatro mudas durante seu ciclo de vida.Internamente localiza-se a epiderme, uma camada relativa de músculos longitudinais e estriados obliquamente arranjados em quatro quadrantes. Os músculos são conectados aos cordões nervosos, dorsal e ventral, por extensões únicas chamadas processos mioplasmáticos (não há camada muscular circular nos nematódeos).
O padrão típico de locomoção dos nematóides envolve contração dos músculos longitudinais,produzindo um movimento ondulatório em forma de chicote.

Alimentação e digestão
Os nematóides evoluíram uma variedade de estratégias de alimentação como características anatômicas na área da boca, abas labiais, espinhos, dentes, mandíbula e outras estruturas arranjadas em padrões radialmente simétricos. Muitas espécies de vida livre são carnívoras e outras fitófagas (que se alimentam de vegetais).Formas marinhas e de água doce se alimentam de diatomáceas, algas, fungos e bactérias. São abundantes as espécies terrestres que perfuram raízes vegetais para sugar seu conteúdo. Também existem muitas espécies que ingerem partículas de substrato (sedimentívoras) e outras que se nutrem-se de materia orgânica em decomposição.

Circulação, trocas gasosas, excreção e osmorregulação
Os nematóidesexcretam resíduos em forma de amônia, difundida través da parede corporal. O sistema excretor é composto de células flama e de protonefridios. A osmorregulação, é feita atravesde estruturas especializadas células glandulares excretoras.
A célula glandular excretora ou glândula renete é grande, se encontra ao nível da união de faringe com o intestino médio, ventralmente na pseudocele e possui umduto condutor que desemboca medioventralmente em um poro.

Sistema nervoso
Apresentam dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.

Reprodução, desenvolvimento e ciclos de vida
Amaioria dos nematóides é dióica e apresenta certo grau de dimorfismo sexual, o sistema reprodutor feminino geralmente consiste em um par de ovários alongados que gradualmente se torna oco como oviduto, que então se alarga como o útero.Os úteros convergem para formar uma curta vagina conectada a um único gonóporo, O gonóporo feminino é completamente separado do ânus, abrindo-se na superfícieventral próximo a metade do corpo. Machos tendem a ser menores que as fêmeas e muitas vezes apresentam acentuada curvatura na região posterior. fortemente curvados posteriormente. O sistema reprodutor masculino tipicamente inclui um ou dois testículos tubulares na forma de filamento, cada um dos quais é regionalmente diferenciado em uma zona germinativa distal, uma zona de crescimento média e uma...
tracking img