Filo dos poriferos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS MEDIANEIRA

Josuel Barbosa da Silva
Gabriela Fernanda de Oliveira

Trabalho de Biologia

Sumário

1. Introdução. ______________________________________ 03

2. Filo dos Poríferos. ________________________________ 04

2.1. Ascon. ________________________________________ 04
2.2. Sícon.________________________________________ 04
2.3. Leucon. _______________________________________ 05
2.4. Doenças transmitidas. ____________________________ 05
2.5. Importância para o homem. ________________________ 06

3. Filo Cnidária. _____________________________________ 06
3.1. Constituição. ____________________________________ 06
3.2. Classificação dos cnidários. _________________________ 08

4. Filodos Nematelmintos. ___________________________ 09
4.1. Anatomia e fisiologia. _____________________________ 09
4.2. Constituição do filo. _______________________________ 10
4.3. Reprodução. _____________________________________ 12

5. Filo dos Platelmintos. ______________________________ 13
5.1. Caracterização.___________________________________ 13
5.2 Classificação.____________________________________ 13

6. Conclusão. _______________________________________ 15

Introdução:

O reino animal pode ser muito extenso, é subdividido em dois grandes grupos: os vertebrados, que possuem vértebras, e os invertebrados, que não as possuem, e são a maior parte no reino animal. Os invertebrados simbolizam o inicio da vida animal na terra, são os seres mais simples dentre osanimais.
Sabemos que os animais tiveram inicio do desenvolvimento do reino protista, em torno de 700 milhões de anos atrás. Os poríferos existem até hoje, entretanto outros foram completamente instintos da fauna, como os dinossauros. Devido a exploração humana muitos animais foram instintos sem piedade e os que ainda existem estão levando o mesmo caminho.
Nesse trabalho apresentaremos a subdivisãodos invertebrados, que devido a sua grande diversidade são subdivididos em 8 filos distintos, aqui apresentaremos quatro desses filos: os poríferos ou esponjas, cnidários, platelmintos e os nematelmintos.

Filo dos Poríferos:

O filo Porífero é constituído por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de cinco mil espécies de poríferos, todosaquáticos, predominantes aquáticos.
São os mais primitivos entre os animais pluricelulares. Não estão presentes órgãos ou tecidos verdadeiros, apresentando suas células com considerável grau de independência. Todos os membros do Filo são sésseis (fixos) e demonstram poucos movimentos detectáveis.
O nome “porífero” advém do fato desses seres possuírem poros por todo o corpo.
Os poríferos são animaissésseis, fixando-se sobre rochas, conchas, etc. Apresentam formas variadas, sendo assimétricos ou de simetria radial. As maiores esponjas medem 2 metros, mas há espécies minúsculas de l mm.
Embora pluricelulares, os poríferos têm uma estrutura corporal diferente dos demais metazoários. As suas células possuem um certo grau de independência e não se organizam em tecidos.
A parede do corpo éconstituída por duas camadas celulares. A camada externa é formada por células achatadas (pinócitos). Entre os pinócitos, há células maiores e alongadas que se estendem desde a parede externa até a parede interna. São os porócitos, células que possuem um canal em seu interior, que permite a entrada de água do exterior para a espongiocela, através da abertura chamada óstio.
A camada interna é formada porcélulas flageladas providas de um colarinho, formação membranosa que envolve o flagelo. Essas células, chamadas coanócitos, revestem a esponjiocela; o batimento de seus flagelos faz com que a água existente em seu interior da cavidade saia pelo ósculo.
Entre as camadas internas e externas há uma mesênquima gelatinosa, nas quais se encontram células e espículas. As células são dotadas de...
tracking img