Filo chordada

1711 palavras 7 páginas
Índice

Titulo pág.

Introdução 1
O filo Chordata 2 Características do filo Chordata 2 Classificação 3 Subfilo Urochordata 4 Subfilo Cephalochordata 4 Subfilo Vertebrata 6
Conclusão 9
Bibliográfia 10

Introdução

No presente trabalho procuraremos decifrar temas referentes aos filo cordados e seus subfilos é de salientar que é importante fazer u estudo sobre os cordados pois a classe da qual o ser Humano pertence (mamíferos) esta contida neste filo.

O filo Chordata

O filo Chordata (do latim chorda, corda) reúne animais como o anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.É um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
[pic]
Fig 1.Protoptipo de um cordado

Características do filo Chordata

Os cordados possuem em comum as seguintes características:

Notocorda: estrutura de sustentação que corresponde a um bastonete maciço, flexível, situado na linha mediana dorsal do corpo, entre os tubos nervoso e digestivo. Ocorre em todos os cordados, pelo menos na fase embrionária. Em muitas espécies, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário e não ocorre nos adultos. Esta estrutura persiste nos anfioxos, desaparece nas ascídias e, nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), é substituída pela coluna vertebral.

Fendas branquiais na faringe (faringotremia): estruturas que ocorrem pelo menos na fase embrionária. As fendas são orifícios. Em algumas espécies, as fendas branquiais (ou fendas faringeanas) persistem nos adultos; em outras, desaparecem durante o desenvolvimento embrionário.

Tubo nervoso dorsal (epineuria): deriva do epitélio superficial dorsal do embrião. Persiste no anfioxo e nos vertebrados e, nas ascídias adultas praticamente desaparece, restringindo-se apenas a um gânglio nervoso.

Cauda pós-anal: todo

Relacionados

  • Biologia (revestimento, sustentação e Musculos)
    4504 palavras | 19 páginas
  • zoologia
    5528 palavras | 23 páginas