Filo annelida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
Curso de Licenciatura em Biologia

Filo Annelida

São Luís
2012
Introdução

O filo Annelida (L. Annelus, anelzinho, mais ida, sufixo plural) é constituído pelos vermes segmentados. É um filo grande, com cerca de 15.000 espécies, sendo que os mais familiares são as minhocas terrestres e as de agua doce (oligoquetos) e as sanguessugas (hirudíneos).Entretanto, cerca de dois terços do filo são formados por espécies marinhas (poliquetos). Os anelídeos apresentam alguma semelhança com os Nematelmintos, mas estes não possuem anéis no corpo, o que é suficiente para uma diferenciação fácil e rápida. Os anelídeos são os animais mais altamente organizados capazes de regeneração completa. No entanto essa habilidade varia muito dentro do grupo.Características gerais

Os anelídeos são celomados verdadeiros e pertencem à linhagem dos protostômios com clivagem espiral e desenvolvimento em mosaico. Os annelida são vermes cujos corpos são divididos em anéis semelhantes, ou segmentos, arranjados numa serie linear e delimitados externamente por sulcos circulares denominados ânulos. A segmentação do corpo nos anelídeos, ou metamerismo, não é umasimples característica externa, pois tem seu componente interno representado pela disposição repetitiva dos órgãos e sistemas, bem como limitação dos segmentos feita pelos septos.
Os anelídeos são animais de corpo mole e alongado, vivem na terra (enterrados) ou na água. Possuem a cabeça não bem distinta da cauda e cerdas locomotora (Semelhantes à pêlos) A presença e o número de cerdas podem serutilizados como critérios para divisão dos Anelídeos em classes. As cerdas são formações semelhantes a fios, ou a pequenos espinhos, que auxiliam o animal a apoiar-se no substrato. As cerdas, no entanto, não tem participação importante na locomoção dos anelídeos. De acordo com a presença e a quantidades de cerdas, os Anelídeos podem ser divididos em 3 classes, uma sem cerdas e duas com cerdas, quesão os Hirudíneos – sem cerdas. Exemplo: sanguessuga, Poliquetos – com muitas cerdas, são de sexos separados, sem clitelo. Exemplo: nereida e Oligoquetos – com poucas cerdas, são hermafroditas, com clitelo. Exemplo: minhocas.
Fisiologia

O sistema digestório dos anelídeos é completo, com a boca situada no primeiro segmento corporal e o ânus localizado no último segmento. A digestão éextracelular, o tubo digestivo é bastante especializado, devido à variedade das dietas.
O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, formado por vasos sanguíneos interligados, composto por um vaso sanguíneo dorsal que leva o "sangue" no sentido da posterior e outro ventral, que o traz na direção oposta; em cada segmento, existe um par de vasos sanguíneos laterais, conectando os vasos longitudinaisdorsais e ventrais.
O sistema nervoso dos anelídeos é formado por um par de gânglios cerebrais, que está localizado dorsalmente sobre a faringe e por dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero.
Várias espécies marinhas de anelídeo possuem órgãos sensoriais bem desenvolvidos, como, por exemplo, tentáculos, olhos e papilas sensoriais.
A reprodução é sexuada, sendo osanimais frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto, através de uma larva trocófora. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, geralmente poliquetas. A fecundação é sempre externa.
Os anelídeos apresentam sistema excretor segmentado, com pares de metanefrídeos em cada segmento. Os nefrídeos são túbulos finos e enovelados (emcontato com os vasos sanguíneos, de onde retiram excreções), com um funil ciliado aberto numa extremidade – nefróstoma – que se abre no líquido celômico (de onde retiram igualmente excreções) de cada segmento. A outra extremidade – nefridióporo ou poro excretor – abre na superfície corporal.

Classificação

* Classe Polychaeta

Os poliquetas constituem a maior classe de anelídeos, com mais...
tracking img