Filo 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

Subjectividade dos valores

-Os valores não têm a mesma importância para todos os indivíduos, daí que existam tábuas de valores bastante distintas (hierarquização dos valores).

-Noentanto, e para que as relações interpessoais não sejam um caos, é conveniente que existam determinados valores sobre os quais todos os indivíduos a conviver em determinada sociedade tenham a mesmaideia (definição).

-Assim temos um Plano Axiológico (subjectivo, relativo a valores). Mas como os indivíduos vivem em comunidade, é necessária a existência de uma plataforma intrersubjectiva, ouseja, um acordo entre os sujeitos da comunidade sobre um determinado valor e a sua importância.

-Os valores só existem por mim, sou eu que os crio.

-O Valor não é universal porque "O valor não é,vale" o que quer dizer que é o Homem que determina o que é e o que não é valor.
- Esta concepção assenta na constatação empírica que ao longo dos tempos os valores estão sempre a mudar. O ideal debeleza numa época, por exemplo, torna-se num na expressão do mau gosto noutro período histórico.  
Objectividade dos Valores

-Os valores existem em si

-Significa o que é universal (se o valor fosseobjectivo, seria universal)

-Não é universal porque "O valor não é, vale" o que quer dizer que é o Homem que determina o que é e o que não é valor
- Esta concepção assenta na convicção que emtodas as épocas históricas ou culturas sempre existiram pessoas que tomaram um conjunto de valores, como o Bem, Belo ou a Justiça como ideais a atingir, não os identificando todavia com nada de concretoou circunstancial. Não os sabendo definir com rigor, sabem todavia muito bem aquilo que não são.
Moral

-Do latim mores - relativo a costumes. Influenciada pela tradição, costumes, História daSociedade, Religião. Transmitida pela Educação. Conjunto do que é Verdadeiro e Bom para a Sociedade. Normativa. É um modo de criar plataformas intersubjectivas.

-São os costumes a que aderimos e que...
tracking img