Filmes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia da Gestalt



A Psicologia da Gestalt começa como um ataque ao behaviorismo, a psicologia introspectiva (atomista) de Wundt e ao funcionalismo de um modo geral e remonta a 1912 comWolfgang Köhler.



A psicologia da Gestalt admite o valor da consciência, mas critica sua redução a elementos ou átomos como em Wundt e critica os behavioristas por se recusarem a aceitar oconceito de consciência na psicologia científica.



A percepção é o ponto de partida para a Gestalt , mas propõe que há mais na percepção do que os olhos veem.



A percepção vai muito além doselementos sensoriais, dos dados físicos básicos proporcionados aos órgãos do sentido como queria Wundt.



As influências da Gestalt



Immanuel Kant (1724 – 1804) alegava que na percepçãoencontramos os estados mentais compostos por partes e pedaços, mas diferentemente dos associacionistas, dizia que a percepção se dá como criação de uma experiência completa.



Neste sentido apercepção seria muito mais que a combinação passiva de elementos sensoriais como afirmavam os empiristas e os associacionistas.



Assim, a mente (consciência) molda e forma os dados originais daexperiência.



Franz Brentano

Como já visto, opôs-se ao enfoque de Wundt acerca dos elementos da experiência consciente e propôs à psicologia um estudo do ato da experiência.

Ernest Mach (1938 –1916)

Professor de física, exerceu uma influencia direta sobre o pensamento da Gestalt com a obra The analysis of sensations (1885) (Análise das sensações).

Discutia os padrões espaciais (figurasgeométricas) e padrões temporais (melodias) e os considerava sensações que independiam dos elementos individuais. (circulo grande, pequeno, branco, preto continua a manter sua forma de circular)

Apercepção de um objeto não muda, ainda que mudemos nossa orientação em relação a ele. (mesa – lado, cima, baixo, etc)

Christian von Ehrenfels (1859 – 1932)

A qualidade da experiência não...
tracking img