Filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento da Linguagem


O domínio dos sons e significados da primeira linguagem é o maior feito intelectual.
As crianças de todo o mundo seguem a mesma seqüência de desenvolvimento da linguagem inicial, embora o tempo de sua realização varie consideravelmente.

Primeiros Ruídos e Gestos

Mesmo antes de nascer, os bebês já estão equipados para aprender umalíngua, em parte devido à preparação do cérebro e em parte devido as suas experiências auditivas durante os últimos meses pré-natais.
- os bebês reconhecem a voz da mãe e com 1 mês já distinguem vozes de pessoas conhecidas das estranhas.
- o som da voz humana desperta especial interesse e curiosidade.

▪ Os primeiros sons são reflexos, emitidos mesmo que ninguém esteja falando;▪ Aos 4 meses, são mais deliberados, agora emitidos como conversação, com pausas próprias para ouvir;
Exemplo: uma lamúria agora significa “estou acordado e com fome” e a resposta de “já estou indo” costuma ser suficiente para interromper um choro de reclamação (talvez significando: “dê-me comida agora).
▪ Por volta dos 6 ou 7 meses, começa o fenômeno chamado balbucio(todos os bebes fazem independente da língua dos pais), devido ao jeito como soa;
▪ Os bebês surdos, começam a balbuciar alguns meses mais tarde que os bebes que ouvem bem e emitem sons com menor freqüência. No entanto, os bebes surdos podem balbuciar manualmente no mesmo tempo que aqueles que ouvem começam a balbuciar verbalmente.

Primeiras Palavras e Frases

▪ Por volta de 1 ano, obebe já fala algumas palavras não as pronunciando com clareza nem as usando com precisão. Normalmente aqueles que cuidam deles compreendem as primeiras palavras antes que os estranhos;
▪ As crianças que estão começando a andar diferem quanto ao desenvolvimento do vocabulário:
• Algumas crianças aprendem principalmente palavras relativas a denominações, como: cachorro,copo e bola, estas crianças são chamadas de referenciais;
• Outras adquirem principalmente palavras que podem ser usadas na interação social, como: favor, quero e pare, estas crianças são chamadas de expressivas;
Essas diferenças sem dúvida refletem a personalidade individual e a ênfase familiar. A cultura também dá forma à aquisição inicial da linguagem.

▪ Noinício: as crianças são bastante imprecisas na maneira como vinculam as palavras que conhecem as pessoas, aos objetos e a eventos em torno delas. Uma inexatidão comum é:


Subesxtensão (a aplicação de uma palavra de modo mais estreito do que a aplicação habitual).
Exemplo: a palavra “gato” pode ser usada para denominar somente a família dos gatos, por exemplo, e nenhum outro felino.desvio de exclusividade mútua (a criança aprende um nome para algo e depois rejeita nomes alternativos).
Exemplo: insistindo, por exemplo, em que aquela pequena coisa coberta de penas, amarela, com asas, que ela chama de “pássaro” não é um “pinto’, como o avô costuma chamar.


Superextensão ou supergeneralização, (leva a criança a chamar qualquer coisa redonda de “bola” euma outra a chamar qualquer criatura quadrúpede de “cachorrinho”.
- palavras aplicadas além do seu significado.



holofrase: exemplo: “cachorro?” é uma holofrase significando “isto é um cachorro”.

Uma mesma palavra pode expressar idéias diferentes, dependendo da situação: exemplo: quando uma criança empurra uma porta fechada e diz “tchau!” em tom imperativo, é claro que eladeseja sair. Quando a criança, ao chegar à babá, se segura às pernas da mãe e lamentosamente diz “tchau”, é igualmente claro que ela esta pedindo que a mãe não saia.


▪ Com 1 ano e 6 meses aproximadamente, as crianças começam a aprender novas palavras; e em seguida passa a junta-las;
▪ Com 1 ano e 9 meses, como regra geral ocorre à primeira frase de duas palavras. Algumas crianças...
tracking img