Filme o show de truman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ENSAIO
ENSINO ADM.




SÓCRATES E A EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: PELA VALORIZAÇÃO DE UM POSICIONAMENTO CRÍTICO


AUTORES:


Amarolinda Zanela Saccol

Doutoranda em Administração pela FEA/USP-SP
Professora e Pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - RS
Dados de contato:
E-mail: aczanela@mercado.unisinos.br


LucianoMunck

Doutorando em Administração pela FEA/USP-SP
Professor Assistente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina - PR
Dados de contato:
E-mail: munck@uel.br
SÓCRATES E A EDUCAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: PELA VALORIZAÇÃO DE UM POSICIONAMENTO CRÍTICO


RESUMO

O artigo apresenta uma reflexão sobre a postura crítica no ensino de graduaçãoem Administração. Para tanto, se vale das idéias de um dos mais louváveis precursores do posicionamento crítico fundamentado da história: Sócrates. O estudo se desenvolve apresentando as idéias deste filósofo a respeito da necessidade de as pessoas serem capazes de se auto-analisarem e, consequentemente, se autoconhecerem e questionarem se o conhecimento que possuem ou possam vir a possuirmantém-se válido frente a argumentações, interpelações e reflexões. Na seqüência, aborda o posicionamento sofista que muitas vezes invade a prática e o ensino de graduação em Administração e mantém os que não questionam à frente de um processo educativo superficial, fundamentado apenas em pontos de vista. A partir daí, verifica-se que grande parte das escolas de Administração desvincularam-se do processode construção científica, limitando-se a somente reproduzir o conhecimento de outras instituições, brasileiras e americanas, principalmente. Finalizando, o ensaio apresenta pontos importantes entre as propostas de Sócrates que podem ser relacionados com o ensino de graduação em Administração, contribuindo para uma maior qualidade do mesmo.

1 - INTRODUÇÃO
No complexo mundo em que vivemos, aciência (e todas as demais formas de construção do saber) avançam a cada dia, pois novos conhecimentos são necessários para resolver novos e mais complexos problemas. Convivemos diariamente com uma verdadeira avalanche de informações, que precisam ser captadas, filtradas e compreendidas, assim como inúmeras situações que envolvem conflitos, soluções de problemas e decisões que precisam ser tomadasrapidamente.
Entretanto, como indicam Spitzer e Evans (1997), o foco em procurar respostas aos diversos problemas que enfrentamos não pode obscurecer a importância de se questionar. Rápidos avanços na Tecnologia da Informação facilitaram o acesso a grandes volumes de dados, capazes de responder aos mais difíceis problemas que afetam as organizações e a sociedade. Com isso, o papel dos líderesdeixa de ser o de oferecer respostas mas o de fazer perguntas a equipes em geral bastante capacitadas e com amplo acesso a um universo de informações. Já em 1995, uma pesquisa com dirigentes de grandes corporações indicava que 99% deles apontavam o pensamento crítico como uma competência essencial de suas corporações (Spitzer e Evans, 1997). Cada vez mais o nível de complexidade ambiental cresce,ao mesmo tempo em que respostas prontas e certezas diminuem.
É nesse cenário que a difícil tarefa de educar indivíduos, futuros líderes e administradores se torna mais complexa e menos predita. Assumindo que a jornada para o conhecimento não começa com respostas, mas com perguntas, logo: como vencer o desafio de saber fazer a pergunta correta ou delineadora? Que métodos são mais adequadosnesse contexto? Que formação queremos (e qual a que podemos) oferecer? Talvez possamos responder a essas questões formulando perguntas de base como: estamos educando hoje? A formação oferecida pelo ensino em Administração no Brasil visa à quantidade ou a qualidade? Ela é utilitarista ou se preocupa com a formação integral do indivíduo, ou N.D.A.?
Visando mais ao questionamento dessa...
tracking img