Filme O Lenhador e Carl Rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme “O lenhador” e Teoria Humanista de Carl Rogers

Neste filme, Walter é um pedófilo que sai da prisão em liberdade condicional e precisa manter um bom comportamento, sendo acompanhado por um terapeuta e frequentemente visitado por um policial, especialmente quando algum crime acontece e a suspeita recai sobre ele. Logo no início do filme, Walter consegue um emprego, mas de imediato éadvertido pelo chefe: “Olhe, a única razão de eu estar fazendo isso é porque sei que você trabalhou bem para meu pai. Então chegue na hora e faça seu trabalho. Eu não quero nenhum tipo de encrenca.”
Walter parece conscientemente disposto a manter-se distante das “encrencas” (relacionamentos com crianças). No início, o filme não deixa claro qual seria sua motivação para lutar contra seu desejo deaproximar-se de crianças, mas pode-se deduzir que seja para sair da prisão (“Se algo acontecer comigo, eu volto para a prisão sem condicional ou nada, prisão perpétua”, diz ele ao terapeuta.). Só ao longo do filme essa motivação parece transformar-se, à medida que Walter consegue se dar conta de que pode estar causando sofrimento a suas vítimas.
Há uma cena em que Walter se mostra mais à vontade emsua “patologia”, porém, não se vê livre de situações que a favoreçam. “Ele está num parque e conversa com uma menina de aproximadamente 10, 12 anos. Atraindo-a num diálogo que a deixa à vontade com ele, Walter pede para que a criança sente-se em seu colo. A princípio ela nega, aceitando na sequência ao revelar que seu pai recorrentemente a pede a mesma coisa, situação a qual ela diz já não seimportar.”
Neste momento, ele está passando por um processo de reinserção social e enfrentando fora dos muros da prisão um mundo adverso e repleto de pré-conceitos. Precisava lidar com a sua “doença” e ao mesmo tempo lidar com as pressões sociais daqueles que esperavam que a qualquer momento Walter fosse cometer os mesmos erros. Considerado por todos um monstro, ele precisava estabelecer uma confiançaacerca de suas potencialidades realizadoras e inatas, sempre tentado ser alguém “melhor”.
Rogers nomeia essa tentativa, em sua teoria, de Tendência Atualizante. Trata-se de uma capacidade inerente em todo ser vivo de buscar o que é melhor para si. Para entender a tendência atualizante é preciso pensar que, todo ser vivo, inclusive o homem, busca naturalmente a sobrevivência, seja de que formafor, e o fará mediante ao seu contexto de vida. É um constante movimento que dá continuidade à vida. Nem sempre é algo positivo e bom, afinal, o que é bom para um ser pode ser ruim para o outro. Isso significa que, uma pessoa pode buscar sua atualização através de um ato violente e outra pode buscar mediante a uma atitude solidária.
Durante todo o filme é perceptível a constante luta de Walter parase tornar uma pessoa “normal” que para ele era ser capaz “de olhar para menininhas, até conversar com elas, e não pensar em...” abusar delas. Trata-se de uma busca para ser tornar um Ser humano.
“Walter observa pela sua janela que um homem, adulto, se aproxima das crianças da escola vizinha e inicia com elas um contato amistoso, até o dia em que suas suspeitas se concretizam quando ele vê um dosmeninos aceitar a “carona” do rapaz”. Walter, por ser pedófilo, tem a certeza do que está acontecendo, e sofre com isso, principalmente pela sua incapacidade de evitar que mais uma criança sofra uma violência sexual. A cena não é escancarada, mas subliminarmente demonstra que o menino foi vítima de um abuso sexual, visto no seu comportamento de, ao descer do carro, sair correndo e com medoexplícito, conduta típica de uma criança que sofreu abuso.
Remetendo a visão de homem rogeriano todos tem essa capacidade de alcançar a sua plenitude, assim essa abordagem considera que o ser humano, assim como os organismos em geral, possui uma tendência inata para o desenvolvimento e expansão harmônicos de si mesmo, ou seja, esse desenvolvimento é sempre em direção a uma completude, abrangendo as...
tracking img