Filme "A Vila" em comparação com as ideias de Durkein

460 palavras 2 páginas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
FACISA

A VILA E O POSITIVISMO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM
Solidariedade mecânica x Solidariedade orgânica

Lucas L. de Abreu Galdino
3502-76
Fundamentos da Sociologia
Professor: PHD Cleoneide.

Março- 2013
Campina Grande,PB
O filme A vila escrito e dirigido por M. Night Shyamala conta a história de um grupo de adultos, vítimas de crimes e violência na cidade em que viviam. Eram indivíduos cheios de traumas e sem esperança de que a sociedade poderia mudar. Então resolveram trasladar-se para um lugar distante de todo e qualquer contato entre o mundo atual, como forma de escapismo de uma sociedade tão cruel e violenta, onde o egoísmo e a avareza tomava conta das pessoas. Esse grupo fundou uma vila no meio de uma enorme floresta de preservação ambiental, onde tentou recriar um modelo de vida baseado nos tempos anteriores a revolução industrial e do capitalismo.
Nessa “nova” sociedade as pessoas viviam de forma simples. A consciência coletiva reinava sobre os moradores e exercia uma forte coerção sobre eles, de tal forma que gerava um controle social na comunidade. Encontramos também a exterioridade e a generalidade como fatos sociais da vila, já que o indivíduo não tinha vontade sobre a sociedade e esta tinha os mesmos valores morais e sentimentais. Todos estavam “presos” aos laços familiares, religiosos, tradições e costumes. Cosiam suas roupas, produziam seus alimentos e criavam suas próprias regras. Pura solidariedade mecânica! Daí surge a ligação entre o filme e as ideias durkheiminianas.
Todos os jovens e crianças estavam sob uma pressão psicológica de que o mundo fora da vila era super violento, onde só havia coisas e pessoas ruins. Assim, todos tinham receio de conhecer tal cidade, e além do receio de se aproximar da cidade existia o medo dos “monstros” que havia na floresta que os cercava. Esses monstros, na verdade, eram os próprios fundadores da comunidade disfarçados de criaturas

Relacionados