Filme a onda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Caminhar constitui uma das mais naturais atividades físicas por ser um método simples, facilmente controlável, sem a necessidade de equipamentos especiais e pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa. A caminhada está incluída no grupo de exercícios denominados de aeróbicos ou de resistência, que correspondem a exercícios rítmicos de grandes músculos, da mesma intensidade.Neste grupo de exercícios, além da caminhada, está incluído ainda a corrida, a natação, andar de bicicleta e a própria dança aeróbica. Estes exercícios são os que proporcionam maiores benefícios ao sistema cardiovascular


A Caminhada

Caminhar é um hábito de muitas pessoas atualmente, essa é uma prática indicada por muitos especialistas da área da saúde por promover benefícios ao seucorpo e mente. É um exercício físico bem suave e todos podem praticar pelo menos uma horinha por dia. Se a maioria das pessoas reservasse uma hora do dia para caminhar, a expectativa de vida seria melhor em nosso país e várias doenças seriam evitadas. A lista de benefícios da caminhada é grande, veja alguns dos benefícios da caminhada.

Melhora a circulação:
Podemos relatar sobre a melhora dacirculação sanguínea, já que o exercício dilata os vasos sanguíneos fazendo com que o coração trabalhe mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente àspartes periféricas do organismo, como braços e pernas.

Deixa o pulmão mais eficiente:

A respiração também é algo muito trabalhado durante a caminhada, por isso é importante mantermos a respiração correta, essa prática auxilia na eficiência dos pulmões, evitando então algumas doenças que poderiam ser causadas por insuficiência pulmonar.

Combate à osteoporose:
O impacto dos pés com o chãotem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

Afasta a depressão:

Durante a caminhada,nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
Isso faz com que a pessoa que começa a caminhar crie um inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo.Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando.

Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono denoite.

 Protege contra derrames e infartos
Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam caminhada também regula osníveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

EMAGRECE!
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumentam...
tracking img