Filme a maçã

– Pessoa
1. Disposições: Geradoras: como disposições geradoras nas gêmeas, identificamos a curiosidade, o bom humor, a boa índole, a idiossincrasia e a facilidade de estabelecer relações com pessoasdesconhecidas.
Inibidoras: como disposições inibidoras, identificamos a comunicação verbal comprometida, a falta de uma sociabilidade anterior fora do círculo familiar, o analfabetismo, a falta deconhecimento acadêmico e relacionamentos que não fossem fora de seu círculo familiar.
2. Recursos: Os recursos são mais difíceis de serem identificados no filme, pois não se sabe se eles provêmdiretamente do meio ambiente, da bagagem genética ou da interação entre os dois. O filme não deixa isto muito claro, porém encontramos:
Dotes: boa saúde física aparente, vivacidade.
Deficiências:motricidade disforme, comunicação verbal limitada, nenhuma experiência anterior fora da própria casa.
3. Demandas: apesar da idade (11 anos), nunca freqüentaram a escola, esta demanda não foi cumprida,também pelo fato de serem mulheres, espera-se que casem e que saibam os afazeres domésticos, também espera-se que uma mulher da cultura das gêmeas seja honrada, que nunca tenha tido relações com outro homemque não o seu marido.

II – Processos Proximais
1. Muitos dos requisitos fundamentais para que o desenvolvimento das gêmeas fosse eficaz não foram cumpridos, como o contato com outros sereshumanos, o desleixo com as necessidades básicas de higiene (banho), a mãe apesar de presente, é reticente na relação com as filhas e o pai também, além é claro, de que as garotas permaneceram trancadas por11 anos sem terem contato com ninguém que não fosse da família. 
2. Os efeitos disso percebem-se na fala quase ausente das filhas, do não conhecimento de regras sociais básicas (como o comprar), eprovavelmente no prejuízo intelectual que ambas tiveram por causa disso.

III – Contexto
1.Microssistemas: O único microssistema onde as meninas experienciavam a vida era dentro de casa, com seus...
tracking img