Filme a experiencia "analise critica"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICA AO FILME “A EXPERIÊNCIA”, COM INTUITO DE ANALISAR A VIOLÊNCIA.


Alcindo Valente Brasil[1]

RESUMO

O filme conta à história de homens que foram selecionados para participar de uma experiência comportamental. Aparece então o pesquisador responsável pela experiência e explica aos participantes que o intuito da pesquisa é observar o comportamento do ser humano em situação deencarceramento. Todos são levados a um local que simula uma prisão. Os grupos são então divididos e os guardas assumem o comando dando ordens para que os presos se dirijam a suas celas. No começo os guardas e os presos estão levando o experimento para o lado da diversão. Dois personagens se destacam no filme por suas personalidades: um guarda que cria uma relação de poder e um preso, que criarconfusões. Diante das circunstâncias a relação entre guardas e presos começa a se tornar tensa, de um lado os guardas tentam manter a ordem e do outro, presos desobedecem. As punições começam, quando os guardas, perdendo o controle, começam a usar métodos de humilhação e tortura. Os presos por sua vez, se revoltam e a experiência foge ao controle. Para que os pesquisadores não pudessem tomar medidaspara impedir que alguém se ferisse gravemente os guardas tomam como reféns os pesquisadores. Diante deste quadro os guardas infringem aos presos condições “desumanas”. Os presos ao perceberem que o que havia começado como uma experiência, tinha se tornado uma situação real de risco resolvem tentar escapar do lugar. O desfecho do filme se da na situação em que os presos, conseguindo fugir, sãoperseguidos pelos guardas. Varias pessoas são mortas, tanto guardas como presos até que a polícia é chamada e a situação é resolvida.


Palavras-Chave:

Filme “A Experiência”. Experiência Comportamental.

ABSTRACT

The film tells the story of men who were selected to participate in a behavioral experiment. Then appears the researcher responsible for the experience and explains to participantsthat the aim of the research is to observe human behavior in situations of incarceration. All are taken to a room that simulates a prison. The groups are then divided and the guards take over giving orders to the prisoners to turn to their cells. At first the guards and the inmates are taking the experiment to the side of fun. Two characters stand out for their personalities in the film: a guardwho creates a power relationship and a prisoner, to create confusion. Given the circumstances the relationship between guards and prisoners begins to become tense in an attempt to hand guards maintain order and on the other prisoners disobey. The punishments begin, when the guards, losing control, they begin to use methods of humiliation and torture. Inmates turn rebel and experience gets out ofcontrol. For the researchers could not take steps to prevent someone from getting hurt seriously take the guard’s hostage researchers? This picture guards conditions violate detainees "inhuman." The prisoners when they realized that what had begun as an experiment, had become a real risk solve try to escape the place. The outcomes of the film in the situation of the prisoners, getting away, arechased by the guards. Several people are killed both guards and prisoners until the police are called and the situation is resolved.


Keywords

Movie "The Experience". Behavioral Experience.




1 INTRODUÇÃO


O propósito deste trabalho é fazer uma análise crítica do filme, com intuito de analisar a violência. A análise se iniciará pelos elementos relacionados à violência. Osfatos ligados à violência dentro do cotidiano como forma de comparação com a violência do filme no intuito de melhor complementar. E por fim será realizada uma conclusão com o objetivo de entender melhor a violência e verificar se sua existência.


2 DESENVOLVIMENTO

A violência exposta no filme possui múltiplas facetas, sendo elas, a psicológica, a física, o controle social, a...
tracking img