Filme: tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CHISLAINE VANESSA DE SOUSA















TEMPOS MODERNOS







O presente trabalho destina-se à avaliação da
disciplina de Princípios Básicos da Administração, sob a
Orientação da professora Mestre Isabel Cristina Pontes.






















SETEMBRO
2011

FACULDADE DE FORTALEZA-FAFOR

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 2011.2PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO







CHISLAINE VANESSA DE SOUSA


















FORTALEZA
2011.2

 CONSIDERANDO OS CONCEITOS APRESENTADOS EM AULAS\TRANSPARÊNCIAS E O PRÓPRIO FILME, IDENTIFIQUE:



1- QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO?

Conforme tudo o que foi abordado em sala de aula e referente ao filmeTempos Modernos, pude então destacar os principais problemas no campo da administração no seu contexto inicial como também nos dias atuais.

No inicio da revolução industrial destaca-se a exploração da mão-de-obra da classe trabalhadora por parte dos donos de produção, que cada vez mais exigiam um aumento de produtividade em um menor tempo possível, o que se caracterizou um dos principais problemasda Administração.

Enquanto se era exigido muito na produção, a extensão na carga horária dos trabalhadores ainda se fazia grande, o que resultava em miseráveis condições de salários não proporcionando uma melhoria de vida para os trabalhadores. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro, auxílio doença, ou qualquer outro benefício.

O filme Tempos Modernosrelata bem as condições dos operários que trabalhavam muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mais que no final das contas não tinham condições para comprar o que foi fabricado por eles. Outro problema é a substituição da mão-de-obra por máquinas, visando sempre um maior resultado de produção o que resultou em milhares de desempregados.

Fazendo uma comparação com os dias atuais possoidentificar semelhanças nos problemas administrativos, como na exploração da mão-de-obra em algumas empresas, quando se é cobrado uma grande produtividade em um tempo mínimo e acaba não se ganhando em cima do que se produziu. O déficit salarial de muitos trabalhadores ainda é uma realidade em nossos dias atuais, como também a realidade da substituição de pessoas por máquinas.

Com o avanço datecnologia posso identificar essa substituição mais visível, o que tem acarretado uma maior concorrência por parte da massa trabalhadora e muito mais por parte dos donos de produção. Toda essa busca por inovações tem desvalorizado o trabalho de muitos.


1.1-QUAIS AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS IDENTIFICADOS?

De acordo com um dos problemas identificadosverifiquei uma possível solução para a classe trabalhadora que não ganha de acordo com o que se trabalha, seria estabelecer como lei para todas as instituições de grande porte e de pequeno porte a questão do Plano de Cargo e Carreira, com isso seria criado um órgão responsável que iria fiscalizar as instituições, gerando segurança para os indivíduos.
Pensando-se em uma possível solução para toda essasubstituição de humanos, apesar do pensamento de lucro com menos gastos, é interessante pensar no investimento que poderia ser feito por parte das empresas, dando uma nova oportunidade de crescimento talvez em uma nova área para aquele que já não teria a oportunidade de estar no seu antigo posto de funcionamento.




2-QUAIS OS PROBLEMAS SOCIAIS APRESENTADOS NO FILME?


 DESEMPREGO

POBREZA

 DESIGUALDADE SOCIAL

 FALTA DE MORADIA

O desemprego é gerado através da substituição da mão-de-obra humana por máquinas e a falta da qualificação profissional, gerando consequentemente a pobreza. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países, gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios para o mundo todo.

A pobreza também é um dos graves...
tracking img