Filme: tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de estudo sobre o filme TEMPOS MODERNOS
RESPOSTAS:
O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maiorconcentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego, e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.
   O período de Industrialização Clássica, como é conhecida a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortementerelacionada com os fatos que são mostrados neste filme e o que deixa isso mais claro é a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia (chefes das fábricas), os funcionários são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro aos donos. Nada além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica. Outro ocorrido daquelaépoca que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos ou menos.
O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização."Tempos modernos" em contrapartida aos "bons tempos de outrora". Aqui o homem deixa de ser uma pessoa e passa a ser um componente de uma maquina maior. Nos tempos antigos, antes da produção em massa, havia o mestre artesão e seus aprendizes que produziam as coisas. Agora as tarefas são repetitivas e feitas por maquinas de metal ou carne e osso.
Quando o operário é engolido pela máquina significa que éengolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".
O homem se transforma em uma mera extensão da máquina, A tecnologia facilitou muito a vida do homem, através dela imensos avanços na medicina e na transmissão de informação foram possíveis, por exemplo. Mas ao mesmo tempo em que isso aconteceu, os homens foram tornando-se servos de suas próprias invenções. Deixaram de serprotagonistas e passaram a ser meros coadjuvantes do processo de produção, "meros apertadores de botão".
Utilizando a aparência de instituições neutras, aparelhos ideológicos como a polícia, vão trabalhar para proteger os interesses do capital, contra a revolta da classe explorada e marginalizada. Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitostrabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e detrabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

Logo no início do filme, é mostrado ao fundo um grande relógio, que é o símbolo dos Tempos Modernos, pois de acordo com o Capitalismo “tempo é dinheiro”. O tempo marca a vida de operários de umafábrica onde se desenvolve boa parte da ação, sendo que todos são escravos do relógio.
Ao som da belíssima “Smile”, de autoria de Chaplin, Carlitos dá as costas para a para produção em massa, para as gigantescas máquinas que desempregam trabalhadores, para as suntuosas lojas com suas escadas rolantes, para o trabalho alienado. 

















‘Tempos Modernos’: trabalho...
tracking img