Filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA / 3ºANO e CURSO

Data: ____/____/2007.
Professor: Hudson de Oliveira e Silva

Aluno(a): _______________________________________. N°_____.


AMÉRICA - COLONIZAÇÂO EUROPÉIA: TIRE AS DÚVIDAS.

1 - O SISTEMA COLONIAL.
A colonização foi conseqüência da expansão marítima, e seu objetivo fundamental era atender aos interesses mercantilistas dasmetrópoles européias. A conquista e exploração de colônias é um ponto essencial das idéias mercantilistas , porque as colônias favoreciam a acumulação de riqueza pela metrópole, de acordo com os interesses burgueses e do Estado metropolitano (Estado moderno).
Nesse contexto, o pacto colonial era um elemento fundamental. Também conhecido como exclusivo comercial, o pacto colonial determinava que acolônia só podia fazer comércio com a metrópole, estabelecendo um monopólio comercial que assegurava à metrópole a prática mercantil mais importante para o mercantilismo: comprar pelo preço mais baixo possível e vender pelo preço mais elevado que se pudesse conseguir, garantindo o lucro da metrópole no comércio colonial. Cabe ressaltar que a expressão “pacto colonial” dá a falsa impressão de quehaveria um acordo entre metrópole e a colônia, o que não é verdade. O pacto colonial era imposto à colônia pela metrópole.
Desta forma, o sistema colonial foi organizado para satisfazer os interesses do capital mercantil e fortalecer o Estado metropolitano. A produção das colônias só era válida na medida em que possibilitava lucros elevados à metrópole, detentora do monopólio do comércio colonial.Assim, podemos afirmar que a principal função da colônia era complementar a economia da metrópole, vendendo, a preços baixos, produtos que a metrópole não possuía, e comprando, a preços altos, os produtos fornecidos pela metrópole. A metrópole adquiria da colônia produtos tropicais ou metais preciosos, e exportava para esta artigos manufaturados, obtendo, naturalmente, sempre uma balança decomércio favorável.
É importante compreender que o objetivo inicial dos europeus na América não era a colonização, mas apenas o comércio, como era feito na África e no Oriente, com o estabelecimento de feitorias e a presença de um pequeno grupo de comerciantes, funcionários públicos e militares. Porém, de acordo com Caio Prado Jr., “na América, a situação se apresenta de forma inteiramente diversa: umterritório primitivo, habitado por rala população indígena incapaz de fornecer qualquer coisa de realmente aproveitável. Para os fins mercantis que tinham em vista, a ocupação não se podia fazer como nas simples feitorias, com um reduzido pessoal incumbido apenas do negócio, sua administração e defesa armada; era preciso ampliar estas bases, criar um povoamento capaz de abastecer e manter asfeitorias que se fundassem e organizar a produção dos gêneros que interessassem ao seu comércio”. Daí a necessidade de colonização da América, diferente do ocorreu na África e na Ásia, onde não houve colonização européia nesse período, somente a partir da segunda metade do século XIX, época do imperialismo.
Na verdade, a colonização consistiu numa invasão do continente americano pelos europeus. Denorte a sul, a América foi invadida por homens em busca de riquezas. Milhões de indígenas foram assassinados, além de serem explorados como força de trabalho e sofrerem um violento processo de aculturação.
A montagem do sistema colonial na América deu origem ao desenvolvimento de dois tipos básicos de colônias: exploração e povoamento (enraizamento). Suas principais características eram:Colônias de Exploração.
✓ Localizadas em zonas tropicais.
✓ Latifúndio.
✓ Monocultura.
✓ Trabalho compulsivo.
✓ Produção para a exportação.
✓ Ausência de manufaturas.
✓ Submetidas ao pacto colonial.
Colônias de Povoamento.
✓ Colonização feita por pessoas que fugiam da metrópole em busca de um novo lar.
✓ Localizadas em zonas temperadas.
✓ Pequena propriedade.
✓ Policultura.
✓...
tracking img