Filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme faz uma forte critica a sociedade capitalista, á industrialização e mecanização da mão de obra, que causava e causa até hoje muito desemprego.

E nos mostra claramente o desrespeito com oser humano.

Chaplin satiriza em varias cenas do filme o sistema que ficou conhecido como “Fordismo” ou “Taylorismo” onde o objetivo principal desse sistema era reduzir ao Maximo os custos deprodução e assim baratear o produto. Dentro dessa forma de produção, uma esteira rolante conduzia o produto, e cada funcionário executava uma pequena etapa, os funcionários almoçavam no próprio local detrabalho, resultando assim em uma maior velocidade de produção.

Também não era necessária a utilização de mão de obra muito capacitado.

Enquanto para os empresários o fordismo era muito positivo,para os trabalhadores gerou alguns problemas de saúde devido ao trabalho repetitivo e desgastante. Como no filme o personagem carlitos tem que ser internado em um hospício.

Quando tenta retornar paratrabalhar depara-se com a economia abalada, com a crise de 29, onde indústrias fecham as portas e grande parte da população fica desempregada, a população fica cada vez mais revoltada, dando assimespaço para o surgimento do comunismo.

O filme trata também a desigualdades entre a vida dos pobres e da burguesia, mostra que os pobres mal tinham o que comer enquanto os ricos tinham todo conforto ediversão.

Em relação ao serviço social e assistência social no Brasil, com o filme é que os dois acontecem na década de 30.

Aqui no Brasil devido a desestruturação da agricultura, aconteceu oêxodo rural, onde a população rural migrou para a cidade em busca de melhores condições de vida.

A industrialização urbana demandava muita mão de obra, o que resultou na chegada numerosa de pessoaspara o Distrito Federal.

Na década de 1930 a economia brasileira passava por uma transição de agrário-exportadora para industrial e com o êxodo rural, viabilizou a demanda dessa mão de obra....
tracking img