Filme tempos modernos - adequação das escolas classica e cientifica

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de mostrar alguns dos métodos utilizados pelas escolas clássicas baseados no filme Tempos Modernos. Onde a mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo enquanto um ser social é nítida em várias cenas do filme.
Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessivainfluenciava a vida dos operários.

SUMÁRIO

* Relato do Cenário................................................................................................................05
* Adequação do filme Tempos Modernos..............................................................................06
* Escola Clássica eCientifica.................................................................................................07
* Conclusão............................................................................................................................10
* Fontes...................................................................................................................................11

RELATO DO CENÁRIO

O filme Tempos Modernos é uma crítica clara aos métodosutilizados pelas escolas clássicas. A Mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo enquanto um ser social é nítida em várias cenas do filme.
É possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolviam. Por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornavam-se “profissionais” incompletos limitados a atuar na mesma funçãosempre.
Segundo os Teóricos mais críticos essa “especialização” dos trabalhadores era vantajosa apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia, profissionais mais rápidos e conseqüentemente mais produtivos. Em contrapartida formavam pessoas insatisfeitas e frustradas, sobretudo em suas vidas pessoais.
A fiscalização constante e a aceleração das rotinas de produção eram pontos abordadospela teoria clássica e também estão presentes no filme. Em determinados momentos do filme torna-se possível perceber a forma negativa como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida dos operários.
Eles passavam a viver as rotinas da fábrica involuntariamente no seu cotidiano, tornando-se pessoas que viviam em função do trabalho e não trabalhavam em função da vida. A preocupaçãocapitalista dos donos das fábricas inviabilizava qualquer possibilidade de humanização das técnicas trabalhistas.
Por serem profissionais de uma única função, os operários tinham nas fábricas seu único meio de sobrevivência, visto que se tornavam obrigatoriamente dependentes das atividades que desenvolviam, pois eram as únicas quais dominavam conhecimento.
A centralização do poder é uma outracaracterística das escolas clássicas e que está presente no contexto do filme. As cenas em que mostra o dono da fábrica observando os seus operários pelos monitores retratam além da centralização a impessoalidade que os operários eram tratados.
Contudo no bojo de todos esses fatores e os métodos utilizados pelos clássicos começa a surgir os primeiros estudos da escola de relações humanas, que não foimencionada no filme, mas que começou a dar os seus “primeiros passos” considerando justamente a situação imposta aos operários pela abordagem clássica.
O filme tempos modernos protagonizado por Charles Chaplin é o “retrato dos ideais capitalistas” e, sobretudo o reflexo dos primeiros estudos do comportamento do indivíduo nas organizações.

ADEQUAÇÃO DO FILME TEMPOS MODERNOS
ESCOLA CLÁSSICA –ESCOLA CIENTIFÍCA

No início do Século XX, nos EUA, Frederick Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização industrial. Que consistia em: separar o "pensar" e o "fazer", a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Podemos analisar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha tempos modernos
  • relação do filme tempos modernos com as escolas classicas
  • Relação do filme tempos modernos com a escola de administração científica
  • Teoria clássica da administração e o filme "tempos modernos"
  • reflexão filme tempos modernos e teoria classica
  • Análise sobre filme tempos modernos e administração clássica
  • Análise filme Tempos Modernos
  • Administração Científica: Resenha do filme Metrópolis e Tempos Modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!