Filme preciosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Quais são os principais conflitos vivenciado pela personagem?
Além de ser negra, obesa, e ser semi-analfabeta, Preciosa conviveu desde o inicio de sua vida com os maus-tratos da mãe e os abusos sexuais do pai, que lhe geraram dois filhos, um deles com Sindrome de Down. Para piorar, ao longo do filme, a personagem descobre que seu próprio pai infectou-a com o vírus HIV durante as relações quemantinha com ela.

2– Quais são os principais problemas que enfreta?
Racismo, falta de amor e apoio da família, preconceito.
A chave para compreende esse lado do filme reside, em minha opinião, na trajetória escolar de Preciosa e no conflito com sua mãe deflagra com o serviço de Assistência Social dos Estados Unidos.

3 – Dos problemas que fazem parte da vida de Preciosa, qual é aquele quemais lhe sensibiliza toca fundo e lhe chama a atenção, porque?
Falta de amor e apoio da família, pois a família é a base de tudo. Os problemas como obesidade, por ser negra e semi-alfabeta se tivesse esta base (família) seria muito mais fácil enfrenta-los.
Preciosa é apresentada como analfabeta por conta da péssima qualidade desse serviço: salas cheias e alunos quem não respeitam o professor efazem bullings criam um ambiente no qual a personagem principal não consegue nem ao menos se expressar. Dentro dessa estrutura opressora, Preciosa vive isolada e não é capaz de desenvolver qualquer habilidade.

4 – Que relação podemos estabelecer entre as caracteristicas de Preciosa e Estética.
Não há relação entre a Estética e Preciosa, ela é todo o oposto que a sociedade prega. Ser branca,(olhos e cabelos claros) e magra, onde Precisa é negra e obesa.

5 – Como você vê na relação entre Preciosa e sua mãe como isto reflete em sua auto imagem e auto-estima?
Era maltrata pela mãe, que a chamava de burra, dizia que desde o momento em que a pegou nos braços sabia que ela não servia para nada, que não conseguiria aprender nada. Dizia que ela não poderia confiar em ninguém. Ou seja,tirava-lhe quelquer esperança de mudança, qualquer um aniquilamento de uma possibilidade de uma vida mais digna, ao menos.
A protagonista do filme sofria de baixa-estima, visto que sua mãe fazia com que ela acreditasse não ser capaz de nada. A esses fatores somam-se outros preditores de problemas de comportamento. A mãe da personagem não tinha seu aparelho mental bem organizado, bem como a noção dopapel que deveria exercer, permitindo, assim, que a filha fosse abusada pelo paidesde que era apenas um bebê.

6 – O que ajuda Preciosa afrentear seus momentos de dificuldades. Quais são suas superações?
Preciosa tem a oportunidade de falar, de contar o que se passa com ela, na nova escola.
A garota insere seu ponto de vista nas diversas situações apresentadas, demonstrando assim umaesperança que nem ela mesmo sabia de onde vinha. A personagem procura fugir da sua dura realidade através de sua criatividade, refugiando-se em devaneios onde de alguma maneira consegue energia para lidar com uma dura realidade que chega a ela sempre de maneira bastante agressiva.

7 – Que função tem para a saúde de Preciosa o fato dela poder criar fantasias? Quais as razões pelos quais ela faz isto?Preciosa inventa meios de sobreviver naquele caos. Olhava um albúm de fotografias e fantasiava que sua mãe lhe dizia palavras carinhosas e que seu professor lhe amava e dizam que iam morar juntos.
O mundo interno predomina sobre a realidade, mas é calcado nela. O conteúdo básico do inconsciente são as fantasias. Estas expressam relações objetivas, englobando as ansiedades e as defesas frente aelas. A ansiedade é a base da vida mental e aquilo que lhe dá significado. Existe tanto no inconsciente quanto no consciente. Durante a infância, o único objeto bom de que Preciosa dispôs foi a avó, amável e carinhosa. Com o passar do tempo, recebeu ajuda da propfessora da escola especial. Talvez esses objetos bons possam ter mantido seu aparelho psiquico integrado, permitindo, assim, a sua...
tracking img