Filme mr jones

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAUDO PSICOLÓGICO

1. Dados de Identificação do Cliente
Iniciais do Nome: Sr. Jones.
Idade: 40 anos.
Sexo: Masculino.
Estado civil: solteiro.
Nº filhos: Não informado, provavelmente nenhum.
Instrução: Superior Incompleto.
Profissão: Carpinteiro.
Religião: Não informada.
Diagnóstico Médico: Distúrbio Bipolar Afetivo.

2. Descrição Demanda
O presente laudo foi elaborado comorequisito parcial a obtenção de nota da disciplina de Transtornos e Disfunções do Psiquismo. Consiste em um relatório final, uma análise geral do filme Mr. Jones, protagonizado pelo ator Richard Gere, no ano de 1993.
Com base na literatura de Isaías Paim, Curso de Psicopatologia, o presente laudo deve identificar as variadas alterações encontradas no paciente Sr. Jones e ao final indicar otratamento que melhor se adéqua às suas necessidades, respeitando a imposições das patologias sofridas pelo mesmo.
Com esse trabalho, o aluno deve por em prática o conteúdo teórico estudado no segundo bimestre letivo, a fim de exercitar a construção de laudos psicológicos, algo muito rotineiro dentro das atribuições do psicólogo.

3. Procedimentos
Assistir ao filme com olhar crítico e buscar naliteratura de Paim as correlações encontradas no paciente, Sr. Jones, ou seja, identificar no paciente as patologias estudadas no livro de Paim.
A partir da análise do filme, construir o presente laudo, com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Psicologia, atentando as normas que reza o Código de Ética do Psicólogo e assim aproximar o presente trabalho da realidade dotrabalho do Psicólogo.
4. Analise
O cliente Sr. Jones, de 40 anos, apresenta sintomas relacionados a um Distúrbio Bipolar de Afetividade. Dentre os sintomas apresentados, destacam-se abaixo algumas alterações, divididas didaticamente, sem qualquer outra ordem classificatória:

Alteração da Atenção – Aprosexia – Ele perde a atenção quando algo o distrai. Na cena onde Howard pede seu nome, elesimplesmente se distraia com o avião e esquece o resto, não responde Howard nem da continuidade lógica ao que estavam conversando.

Alteração da Representação: Alucinações Cinestésicas – Cena em que ele se sente capaz de voar, tenta imitar o avião, tem sensação de grandeza.
Alucinações Auditivas – Na cena em que ele ouve sons, sons iguais ao de uma orquestra sinfônica.

Alteração da Afetividade:Puerilismo - Por várias vezes ele agia como criança. Na cena em que ele bate os pregos imitando a sequencia de Howard, parece estar brincando de imitar.
Hipertimia – Seu enorme estado de euforia. Ao sair com a moça do caixa do banco, se mostrava extremamente feliz e satisfeito.
Hipotimia – Após a euforia de querer voar, na ultima cena, ele sente a tristeza, inclusive sua fisionomia muda.Alteração da Memória: Amnésia Retroanterógrada – Na cena em que ele comenta não ter noção de quanto tempo está no hospital.
Alteração da Atividade Voluntária – Estado de Excitação. Na cena em que ele dança.

Alteração da Orientação: Desorientação Apática – Na cena em que a doutora vai falar com ele, na sua primeira chegada ao hospital, ela pergunta se ele sabe que dia é, seu nome, e ele temdificuldade para responder, só dizendo o Jones, mesmo ele tendo consciência de que está no hospital.

Alteração da Linguagem: Mussitação – Na cena em que a doutora pede seu nome ele responde em voz muito baixa, quase sem força, murmurando.

Alteração da Atividade Voluntária: Estado de Excitação – Na cena que, depois de conversar com a doutora e tentar conseguir seu telefone, ele sai dançando ao somda música tema do início do filme, mas no ambiente não tem música, ele dança e canta rapidamente.

Alteração do Raciocínio: Fuga de ideias – Na cena em que ele tenta ajudar o filho de Howard com a tarefa de matemática, ele não consegue interpretar, tem dificuldades para ordenar o raciocínio lógico e por isso se sente mal por não conseguir resolver o problema.

Alteração da Consciência:...
tracking img