Filme monstros e cia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ciência Administração - A relação entre ficção e realidade no mundo dos negócios. Breve análise do filme Monstros S. A.
Os princípios da administração sempre estiveram presentes nas atividades humanas, isto desde os tempos antigos. Mesmo de forma embrionária seus fundamentos auxiliaram as primeiras civilizações em suas atividades. É certo que a administração atual é bem diferente damencionada; no entanto, no decorrer do processo histórico seu desenvolvimento acompanhou os avanços da humanidade. Hoje, em plena era do conhecimento e da tecnologia, a administração alcançou elevado padrão de desenvolvimento metodológico e cientifico. Afinal, parece que nem uma atividade da qual se tenha conhecimento nos dias atuais, pode ser efetuada sem o acompanhamento de um profissional daadministração ou de formação similar.
No filme Monstros S.A. , é possível identificar e refletir alguns aspectos de relevante interesse para o mundo dos negócios. A história mostra uma empresa especializada em produzir um determinado tipo de energia que é de vital importância para a sociedade dos monstros. Essa empresa é rigorosamente organizada: possui hierarquia, metas a serem alcançadas, divisão detrabalho, horários a serem cumpridos, regras, enfim, tudo que uma organização do mundo real deve ter.
A energia que é objeto de produção exclusiva da organização Monstros, INC. , era obtida através dos sustos que as criaturas mais mirabolantes pregavam nas crianças. Assim, o grito era acondicionado no estoque da empresa para ser utilizado posteriormente. O grito das crianças representa a principal fontede energia daquela sociedade.
Quanto às funções básicas da administração, a saber, planejamento, organização, coordenação e controle, no filme pode-se identificar de modo geral os seguintes aspectos: divisão das etapas do trabalho, pois um assustava, outro elaborava os relatórios, outro cobrava a entrega dos relatórios, outro cuidava da faxina, outro da segurança; coordenação de equipes, pois,aquela que melhor produzisse era popularizada dentro da empresa. Isto fomentava a competitividade entre as equipes que buscavam sempre melhorar o volume de suas produções. Sendo assim, ao se observar o enredo é possível identificar as seguintes características do mundo dos negócios real: divisão do trabalho; equipe integrada e coordenada; metodologia e estratégia de produção; projeção de metas;divergências de opiniões entre as equipes; inovação, dentre outros.
Contudo, talvez o maior aprendizado que essa ficção trás para o mundo dos negócios, e porque não dizer para o cotidiano das pessoas, é a ideia da mudança, inovar quando preciso for. No enredo fictício tudo pareceu perdido e acabado por causa da presença incomoda da criança, quando ela apareceu no ambiente da empresa. Porque a criançarepresentava a mudança que quase sempre não é vista com simpatia. Enquanto todos viam a mudança (criança) como uma ameaça ao futuro da empresa, houve uma equipe que percebeu que esta não deveria ser extinta mesmo que isto significasse por em xeque os interesses da organização.
Finalmente, surgiu uma outra forma de produção, baseada no riso, alegria e no bom humor. Os antigos métodos do medo e dosusto são deixados para trás, pois, a aceitação da mudança propiciou um método diferente para para a empresa. Aqui também, pode-se ter um aprendizado muito importante para os dias atuais a partir dos seguintes questionamentos: até que ponto as empresas tem levado em consideração a forma como procedem em suas relações com a sociedade? Será que todas têm se portado de forma contundente com ospadrões éticos estabelecidos? Será que muitas organizações de hoje não se encontram bastante embevecidas pelos seus interesses, julgando-os superiores a tudo? Será que não é preciso rever os métodos de produção que utiliza face às modificações do mundo atual? Será que no mundo dos negócios não há espaço para as diversas manifestações da solidariedade humana? Há sim, e talvez seja exatamente disto...
tracking img