Filme matrix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
CAMPUS DE ALTO ALEGRE











DISCIPLINA: HUMANIDADES
















ALTO ALEGRE – RR
2012
PERLEN LEOCÁDIO DA SILVA







TEMA: RESUMO MATRIX





Trabalho individual apresentado como pré requisito para aprovação na disciplina de Humanidades da alunado 1º semestre do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima – UERR.




Orientador: Moisés.








ALTO ALEGRE – RR
2012
O filme Matrix é um filme de ficção científica que tem como uma de suas características principais uma infindável sequencia de citações, em busca de enquadrar as questões suscitáveis pelo filme dentro de determinados questionamentosque a filosofia desenvolveu ao longo de sua história. O enquadre das questões abordadas pelo filme é associado e se expande através de referências, paradigmas e indagação, desenvolvidas por filósofos em determinada época, busca-se entrar em contato com a peculiaridade do mundo interno dos personagens e a dinâmica das situações que se expressam em determinadas posturas e comportamentos. O filmeMatrix também envolve ação, atitude, decisões, que os personagens realizam, alberga uma quantidade grande de cenas com efeitos especiais, cenas de ação nunca antes realizadas num filme.
O trama do filme é muitas vezes confusa. A relação do personagem principal do filme (Neo) e Sócrates. Para que Filosofia? E a relação entre matrix e o mito da caverna de Platão.
Irwin lembra outro grande momento dafilosofia grega: o mito platônico da caverna. A prisão para a mente, citada por Morpheus no diálogo com Neo, é a imagem do prisioneiro da caverna platônico. Tanto na Matrix como na caverna os prisioneiros não sabem que são prisioneiros e nem desconfiam que exista outra realidade além daquela em que vivem. Um dia, porém, um deles é libertados das correntes e levado ao mundo exterior, sob a luz dosol, vê as coisas como elas realmente são. Em vez de egoistamente permanecer lá fora, o prisioneiro volta para contar aos outros , que retribuem seu gesto de bondade com zombarias e resistência, acreditando que ele ficou louco.
Sócrates, professor de Platão, é a figura que volta, é estigmatizado como louco e morre por não querer voltar ao mundo da ilusão. Há um paralelo com a história de Neo, queum dia se liberta de Matrix para vislumbrar “o deserto do real”. A filosofia platônica do contraponto entre o conhecimento e a realidade, entre a matéria e a forma, a percepção pelo intelecto e pelos sentidos, perpassam por todo o filme. Neo também aprende que o intelecto é mais importante que os sentidos. A mente é mais importante que a matéria. Quanto a Platão, o físico não é tão real quanto aforma; por isso, para Neo, “não existe escolher”. A forma – o ideal platônico – é representada pela déjà vu. E o “déjá vu” não é evidência de uma falha na Matrix, e sim uma recordação (anamnesis) das Formas.
Ao escolher a pílula vermelha, Neo segue o caminho menos percorrido, o caminho da audácia e da inconformação. Irwin lembra o poema de Robert Frost: Escolhir o caminho menos percorrido/ E issofez toda a diferença. Escolher é o verbo predileto de Morpheus.
Mas, a parte mais importante no filme são as indagações que aparecem no filme: O que é realidade? Existe destino? Existe escolha? O que é que realmente sabemos? O que é que parece que sabemos? O que importa para a vida ter um sentido? Até que ponto somos livre e até que ponto somos manipulados? Qual a diferença entre loucura esanidade? Entre estar acordado e estar dormindo? E outras muitas questões que há muito preocupam a humanidade. Morpheus então dá a Neo (e a nós) as explicações. É revelado que não se está no século XX, e sim duzentos anos à frente. Como?
Entre 1999 e o começo do século seguinte, a humanidade conseguiu finalmente criar máquinas dotadas de inteligência artificial. Inicialmente elas foram usadas para...
tracking img