Filme "laranja mecanica" - foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O filme “A laranja mecânica” foi produzido em 1971, podemos utilizá-lo como instrumento de analise da sociedade contemporânea? Por quê?
Resposta:
O filme “A Laranja Mecânica” é uma metáfora dasociedade contemporânea, que traz de forma bastante expressiva os sentimentos que podem levar pessoas comuns a atos extremos, sentimentos esses tais como o prazer, a busca por liberdade, a ganânciaentre outros. Também mostra como o Estado pode responder de forma extrema e igualmente violenta frente a essas atitudes. Vemos o cenário retratado no filme diariamente retratado em nosso cotidiano, asgangues de “drugues” do filme podem ser facilmente comparadas às quadrilhas do tráfico, que agem livremente, formulando suas próprias leis, agindo de forma livre, e o poder do estado repressor agindode forma muitas vezes obscura e controvérsia as leis, pode ser retratado nos casos que vemos todos os dias, noticiados em jornais e noticiários, de abusos de poder, por parte da própria policia, queage com violência contra a sociedade, e o estado em sua corrupção.

* No seu entender existe alguma analogia do nome “A laranja mecânica” com o condicionamento social? Justifique.
Resposta:Sim, a laranja sendo uma fruta tão natural e inocente, tratada como um brinquedo mecânico, um objeto manipulado. O titulo do filme “A Laranja Mecânica” pode ser uma analogia a sociedade em que vivemosque vive condicionada aos controles do Estado, da mídia e aos hábitos impostos pela própria sociedade.

* Qual a participação da sociedade em relação à violência apresentada pelos jovens?Resposta:
Os “drugues” queriam viver libertos das amarras da sociedade, sem moral, sem leis e hábitos que os oprimissem, e reagiam com certo cinismo em relação à sociedade e o contexto que estavaminseridos.

* Refletir sobre as seguintes questões apresentadas no filme: moralidade, justiça e liberdade.
Resposta:
Vivemos em uma teia de regras, leis, conceitos e ideologias, na qual estamos...
tracking img