Filme juventude transviada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto histórico da década de 1950
A década de 1950 foi marcada por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação, sendo considerada a "idade de ouro" do cinema.
No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista esocialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força.
Ela é conhecida como o período dos "anos dourados", e foi decisiva, em termos culturais, para a história do século XX. Foi nela em que o abismo de gerações que provocou a mais profunda mudança de rumo na sociedade ocidental desenhou-se: a tomada de poder (econômico, social e, em última instância, cultural) pelos jovens na década de 60. Derepente, o mundo começou a perceber que havia uma fissura irremediável entre pais e filhos, entre juventude e meia-idade, entre jovens e velhos. Eram duas gerações que não conseguiam mais dialogar; estavam incomunicáveis.

A juventude dos anos dourados e contexto do filme

Os anos dourados se dá no fim 2ª Guerra Mundial e perpassa boa parte do período da Guerra Fria. A guerra estava em mostrar aomundo qual o melhor estilo de vida: o capitalista ou o socialista. Nesse aspecto, o ideal de conforto que o capitalismo e a sociedade de consumo esbanjavam era potencializado ao máximo. A própria vestimenta é influenciada por esse novo ideário de vida.
Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50, no início da década se tornou mais feminina e glamurosa, omovimento rebelde da década faz ressurgir o feminismo. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. Os penteados podiam ser coques ou rabos-de-cavalo, como os de Brigitte Bardot. Os cabelos também ficaram um pouco mais curtos, com mechas caindo no rosto e as franjas davam um ar de menina.
Essa sociedade do pós-guerraansiava justamente pelo conforto que a guerra, de fato, havia tirado. Porém, esse relativo conforto teria em paralelo a construção das contestações da juventude. Nesse ponto reside a rebeldia dessa juventude: quando ela contesta valores tidos como absolutos, mesmo que participe do ambiente de construção deles. A rebeldia que se revela nos anos 50 é uma rebeldia ainda ingênua, que se revelava nocinema.
Juventude transviada ,trata-se do caso clássico (mas raro) do filme certo feito na hora certa. Apesar de ter o título inspirado em um livro de Psicologia (Rebel without a cause: the Hypnoanalysis of a Criminal Psycopath, de Robert Linder), o filme não ficou famoso pela sua capacidade de análise antropológica, mas sim pela criação de identidades, mitos e modelos de uma juventude que começavaa sair da esfera de uma moral rígida.
O longa-metragem de Nicholas Ray, que ao lado de Hitchcock era o diretor mais cultuado entre os críticos franceses da Nouvelle Vague (leia-se Jean-Luc Godard, François Truffaut e outros futuros cineastas), mostrou que Hollywood estava em sintonia com as ruas. Nicholas Ray percebeu a proliferação de gangues juvenis em Los Angeles e achou que isso daria um bomfilme. As gangues eram um fenômeno interessante, mas por trás daquela revolta juvenil havia mais. Havia um movimento contínuo e inconsciente da juventude, que começava a se emancipar e ganhar uma voz, algo que não ocorria nas gerações anteriores.
Para completar, um fator extra-filme contribuiu para tornar o longa-metragem mais do que uma obra cinematográfica: a morte de James Dean. O jovem atormorreu um mês antes de o filme estrear, num acidente de carro causado por direção imprudente. Ele repetia, na vida real, uma das grandes cenas de Juventude Transviada. Morria jovem e belo. A união do personagem rebelde que o ator interpretou com a morte precoce produziria um fenômeno da cultura pop. Dean virou um dos maiores mitos do século XX, a encarnação perfeita do jovem que vive segundo a...
tracking img